1.000.000 page views blog seo rafael correa black belt marketing bruno medeirosExatamente hoje, dia 03 de julho de 2017, à noite, este blog atingiu o impressionante número de 1 milhão de page views. Esta contagem tem como data de início o momento em que a contagem efetivamente começou, em julho de 2010.

Em exatos 7 anos atingimos a marca de 1 milhão de páginas acessadas. Uma Page View é considerada uma página efetivamente aberta por algum leitor na Internet.

O mais bacana de ter chegado a este número é que tal quantidade de acessos foi alcançada de forma orgânica, o que quer dizer que nenhuma pessoa chegou até aqui em virtude de ter clicado em alguma propaganda ou anúncio na internet.

Por aqui já escrevi sobre diversos assuntos e no formato de blog atual ele foi criado no ano de 2004, sendo que inicialmente eu escrevia sobre temas relacionados ao curso de Direito e ao tema específico de Direito Eletrônico, que foi, inclusive, uma base para o tema explorado em meu Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Direito, situação na qual explorei a Eficácia Probatória dos Documentos Eletrônicos no Direito Civil.

Ao explorar este tema à época passei a me dedicar ao estudo de temas correlacionados, como certificação digital, assinaturas eletrônicas, chaves simétricas e assimétricas, a legislação aplicável e passei a direcionar minhas leituras para o tema de crimes eletrônicos, já me preparando para uma eventual aprovação no concurso da Polícia Civil, mas ainda na época da faculdade.

Porém naquela época este blog tinha poucos acessos, coisa de 200 page views por mês e eu sequer dominava ferramentas que realizavam este tipo de controle, pois na verdade não me preocupava em saber a quantidade de pessoas que liam meus artigos, pois grande parte deles eram replicados no iMasters, onde eu respondia por uma seção específica para Direito & Internet.

Google Analytics

Com a descoberta da ferramenta oficial do Google, denominada Analytics, passei a fazer o controle de forma mais efetiva e com uma ferramenta cuja qualidade de verificação de acessos era, e ainda é, respeitada mundialmente.

O Google Analytics possibilita diversas formas de controle e geração de estatísticas e relatórios variados acerca dos seus sites e blogs na Internet.

A ferramenta também é importante pois com ela o Google também realiza a contagem de pessoas que acessam e visualizam anúncios na internet, uma fonte de receita importante para os sites que não têm como objeto a venda ou oferta de nenhum produto de forma mais específica.

Um Milhão de Page Views - Google Analytics SEO

Assim, com a publicação de anúncios do Google Adsense / Google Adwords os donos de sites conseguem uma pequena rentabilidade com os acessos e cliques, sendo que quando um internauta clica em algum anúncio do site o dono dele recebe alguns centavos, que quando somados aos cliques de outras pessoas acaba trazendo a possibilidade de uma fonte extra de renda, bem pequena, é verdade, mas capaz de pagar as despesas de hospedagem de um site como este, por exemplo.

Posts mais acessados

Na atualidade tenho cerca de 70 posts publicados aqui no Blog, sendo que o foco são os temas relacionados a assuntos policiais, do Direito Penal e sobre concursos públicos, com certo foco para os específicos para o cargo de Delegado de Polícia.

Abaixo vou citar os 08 posts mais acessados dos últimos 07 anos, vale a pena conferir e conhecer o que o meu público mais gosta de saber sobre os temas que eu escrevo.

Não deixe de visitar e ler ao menos um dos artigos abaixo.

Código Q
Como registrar Boletim Online?
Como Fazer Dinheiro Falso?
Falsificação de Assinatura é Crime!
Fiança na Delegacia: Regras
Delegacia de Crimes Virtuais: Entenda Melhor
Dinheiro Falso na Carteira ou em Casa é Crime?
Concurso de Agente de Polícia da PCES: Uma Novela

Estas 08 postagens são responsáveis por cerca de 84% do tráfego aqui no Blog, sendo que a mais visitada responde pelo acesso de aproximadamente 48% de todo o tráfego.

Um milhão de Page Views – Análise histórica

Abaixo é possível verificar a data aproximada de quando comecei a utilizar a ferramenta Google Analytics, no final do mês de julho de 2010.

2010 - Page Views do Google Analytics -

O gráfico mostra a quantidade de acessos semanais durante o período analisado e mostrado no relatório e é capaz de mostrar que o blog já vinha com uma quantidade específica de acessos, nada muito grande, mas que gerava um certo fluxo de pessoas. Abaixo o relatório de acessos de 2011.

2011 - Page Views do Google Analytics

É de se perceber que em 2011 o Blog teve um pico de acessos em uma data específica, foi quando houve uma das primeiras aparições em público de Marcela Temer, esposa do atual Presidente da República Michel Temer, quando fiz um artigo narrando um episódio que envolveu o nome dela (vale a pena a leitura para saber do que se trata), mesmo sem nenhum trabalho de SEO, encontrou meu site e o colocou como um de seus primeiros resultados.

2012 - Page Views do Google Analytics

Durante o ano de 2012, visível no gráfico acima, a quantidade de acessos continuou estável, era uma época na qual eu não me preocupava com o Blog e não tinha muita vontade de postar nada, pois passava por uma situação bastante delicada pessoal e profissionalmente, o que, inclusive, me fez encontrar a Internet como um novo hobby no ano seguinte.

2013 - Page Views do Google Analytics

Porém este novo hobby não estava voltado a explorar o meu nome e o meu site, mas sim de conhecer como que os negócios online aconteciam e como que eu poderia captar clientes por meio de redes sociais, como o Facebook, por exemplo, para um empreendimento físico do qual eu era sócio investidor e me esforçava para auxiliar, nas horas vagas, a sócia administradora com técnicas de marketing digital, tendência esta que continuou no ano de 2014, quando houve a necessidade de venda das empresas.

2014 - Page Views do Google Analytics

E o ano de 2014 foi o ano do meu casamento, quando por motivos óbvios passei a ser mais caseiro e consequentemente passei a me dedicar um pouco mais a família e também ao site após a venda dos negócios físicos que me preocupavam.

Após tirar o site do ar e realizar uma leve alteração no layout passei a estudar e me dedicar mais a ele especificamente, já sendo possível perceber na imagem acima uma leve melhora na quantidade de acessos ao Blog.

Uma peculiaridade interessante é que neste período, quando me interessei pela leitura de temas relacionados com o marketing digital e plataformas de educação online, aprendi os primeiros passos em SEO (Search Engine Otimization), que é otimizar o seu site ou blog para poder ser encontrado na internet por meio das ferramentas de busca, como o tão conhecido Google.

2015 - Page Views do Google Analytics

Como pode ser observado na imagem acima, o ano de 2015 foi realmente o ano da acelerada na quantidade de acessos e isso se realizou em virtude de alguns ajustes que realizei em algumas postagens e também pela produção de novos conteúdos.

Porém o mais importante foi efetivamente a otimização de palavras-chaves na postagem do Código Q, sendo que já no mesmo dia foi possível perceber que eu já ocupava a primeira página do Google para expressões como Código Q e Linguagem Q, por exemplo.

E em meados de 2015 eu já ocupava a primeira posição da SERP (página de resultados do Google) e a quantidade de acessos disparou de verdade, se mantendo relativamente estável quando ocupei o topo das buscas, convertendo grande parte dos resultados do Google, ultrapassando, inclusive, páginas muito bem ranqueadas, como a Wikipedia, por exemplo.

Vejam abaixo, agora, que em 2016 ainda consegui manter uma tendência de aumento na quantidade de acessos ao Blog, quando houve a manutenção de uma certa estabilidade de cerca de 8.000 a 9.000 visualizações semanais de páginas.

Exibições de Páginas ao Longo do Tempo - SEO

Para profissionais, estudiosos e curiosos do assunto pode não parecer um resultado tão expressivo, mas o que chama a atenção é que o Blog tem uma alta taxa de rejeição, que é um índice que demonstra a percentagem de pessoas que chegaram ao site e acessaram apenas uma página, sem navegar pelas demais, dando a entender que o interesse era sempre específico para um assunto determinado.

A taxa de rejeição histórica do Blog do Delegado Rafael Corrêa é de 83,8% aproximadamente, o que significa que este percentual de pessoas entrou no site, leu uma única página e saiu do site sem ir para outra página, abandonando o Blog na mesma página de entrada.

O ano de 2017 tem tudo para ser diferente. Vejam o resultado do primeiro semestre, que praticamente coincidiu com a chegada desta marca histórica de 1 milhão de page view no blog.

2017 - Exibições de Páginas ao Longo do Tempo - SEO

Com a quantidade de exatamente 285.721 page views nos primeiros 06 meses do ano de 2017 há forte tendência de que encerremos o ano de 2017 com uma quantidade maior que 570.000 visualizações de páginas.

Porém nossa crença é diferente. Neste ano de 2017 eu conheci e me matriculei em um curso muito bacana sobre técnicas de SEO, um curso chamado Black Belt Marketing, do professor Bruno Medeiros, carioca ixperto e jiujiteiro e muito fera em negócios, marketing online e SEO.

Atualmente ocupo a primeira página para resultados de palavras-chaves de 08 das minhas postagens, responsáveis por grande parte do meu tráfego orgânico.

Com a colocação em prática da técnicas aprendidas e estimuladas em grupos de discussão em WhatsApp, com uma turma bastante heterogênea e com conhecimentos em diversas áreas de TI e Marketing Digital, a partir de março e abril de 2017, como pode ser verificado no gráfico, a quantidade de acessos e páginas visualizadas aumentou consideravelmente.

A partir de meados do mês de junho, coloquei em prática novamente uma técnica que lá atrás já tinha me trazido resultados eficientes, o de otimizar postagens já existentes, sendo que ao otimizar o post sobre Como Fazer Boletim de Ocorrência, o Google passou a posicionar na SERP (lembra?) o artigo na primeira página para diversas palavras-chaves pesquisadas por cidadãos de todo o Brasil.

Com base nisso e em técnicas que ainda não foram eficientemente colocadas em prática, tendo em vista que mexo no site apenas em horas vagas, tenho a expectativa real de quase dobrar a quantidade de páginas visualizadas até o final do ano de 2017, tendo como meta alcançar o mesmo número de 1.000.000 de page views apenas no presente ano.

Além desta meta, um dos objetivos para o ano de 2017 é colocar mais postagens nos primeiros resultados do Google organicamente, de mais e mais artigos e textos sobre temas variados.

O que é SEO – Search Engine Otimization

Uma constatação muito interessante é que existem milhares de pessoas no mundo que se dedicam diariamente a otimizar textos e sites para que sejam encontrados de forma orgânica, sem necessidade de pagar por cliques ou por visualizações de anúncios.

E o SEO acabou que para alguns virou emprego e para outros tantos é algo como uma religião, face a extrema importância e necessidade que tais pessoas têm das técnicas de SEO.

Para atingir um milhão de page views o conhecimento em SEO foi o grande responsável pela alavancada de acessos aqui no rafaelcorrea.com.br.

SEO Brasil - 1.000.000 de acessos page views blog

E para alcançar a meta de 2017 o SEO será a grande base de estudos para alcançar este resultado e objetivo pessoal. Ainda neste mês de julho irei migrar minha hospedagem para um servidor VPS, o que deve melhorar o rendimento e velocidade do site.

Voltando lá atrás, o primeiro material de boa qualidade ao qual fui exposto, meio que de forma incidental, foi o de um cidadão chamado Henrique, dono de um site que tem até um nome peculiar: Viver de Blog.

Com as dicas e orientações do Henrique e de sua equipe passei a aplicar em meu Blog e foi possível perceber que houve um aumento vertiginoso na quantidade de acessos.

Em seguida passei a estudar um pouco mais em outros sites especializados sobre SEO e passei e entender melhor como otimizar palavras-chaves e entender o que o Google mais valoriza em seu site quando ele coloca seus robôs para fazer as visitas diárias para verificação dos requisitos exigidos pelo seu motor de buscas.

E esta é a grande expectativa de todos que têm um site ou blog no Brasil e no mundo, conseguir atingir uma quantidade maior de leitores sem ter que injetar recursos financeiros em tráfego pago nos seus negócios online, mesmo que seu principal objetivo não seja a monetização do site.

Vou ficando por aqui e peço a gentileza de me ajudar, caso você tenha gostado do blog, compartilhando e convidando outras pessoas a conhecerem o material que disponibilizo aqui de forma gratuita.

Este blog foi feito, desde o seu primeiro momento, até os tempos presentes, com o maior carinho e dedicação pessoal da minha parte.

Sim, há alguns pequenos blocos de marketing, mas espero que eles não tenham atrapalhado a sua leitura e a sua experiência aqui no Blog, sendo que eles estão aí apenas para me ajudar a manter estas palavras no ar, pois pode parecer que não, mas manter um site com esta quantidade de acessos exige uma hospedagem profissional e que seja estável e segura.

Novamente muito obrigado, volte sempre!

Um Milhão de Page Views: SEO
5 (100%) 2 votos