sinesp cidadãoSinesp Cidadão, mantendo nosso legado de trazer informações úteis para nossos leitores, hoje iremos apresentar uma ferramenta gratuita super maneira para te ajudar a consultar placas de veículos com restrições de furtos e roubos, assim como de verificar  nomes de pessoas que estejam com mandado de prisão em aberto.

Porém, antes de mais nada, é importante salientar que o uso dele deve ser feito de forma secreta sem que ninguém saiba, pois pode acabar sendo um grande risco para vocês, sua família e seus amigos.

E mais um detalhe, nunca faça nenhuma abordagem  direta, acione sempre os serviços estatais para tais ações, como a Polícia Militar que costuma ter o telefone de emergência 190 ou na Polícia Civil.

Caso ainda tenha mais receio do que pode trazer de prejuízo para você, uso o serviço de Denúncia Anônima, que geralmente tem um número de ligação gratuita, como aqui no Espírito Santo, que é o 181.

Para saber o número correto do Disque Denúnica de cidade ou estado, ligue para o 190 e pergunte.

Acreditamos que no futuro tenhamos a disponibilidade da sociedade a possibilidade de registro de denúncias anônimas por meio de aplicativo de celular, como é o exemplo de registro de boletins de ocorrências policiais de crimes contra o pelo site da Polícia Civil de praticamente todos os Estados da Federação.

 

Sinesp Cidadão: O que é?

O Sinesp Cidadão é um aplicativo que permite a busca de informações sobre: situação de veículos, mandados de prisão e pessoas desaparecidas e em breve de outras informações importantes para a segurança e a cidadania do povo brasileiro e em trânsito.

Trata-se de um aplicativo que pode ser instalado em aparelhos celulares com os sistemas operacionais Android (Samsung, LG, Sony, Motorola, dentre outros), iOS (Apple) e Windows Phone (marcas variadas).

De fácil usabilidade e elaborado com o fim de que qualquer cidadão possa vir a usar sem nenhuma cou com a mínima dificuldade.

O Sinesp Cidadão é mais uma ferramenta da Governo (onde empre tento ler Estado”) para facilitar a vida do cidadão, fazendo-o inserir no conceito básico de cidadania.

sinesp.cidadao.como.usar.android.iphone

Verifique na tela acima inicialmente, ao lado esquerdo a tela padrãoq ue se abre quando se usa o aplicativo e ao selecionar na opção de veícilos, aparerecá exclusiamente o campo praa que a placa seja digitada.

Inicialmente com o teclado de letras para os três primenros caracteres e em seguida o teclado de números que para que eles sejam digitados.

Em questão de poucos segundos a respostas será trazida na tela do aplicativo.

Caso encontre um agum lugar um veículo com acusação de restrição de furto ou roubo, que imediatamente para a Polícia Militar ou Civil de sua cidade informando e mantenha distância do local para sua própria segurança.

Jamais mexa no veículo que tenha qualquer tipo de restrição, pode ser perigoso para você.

 sinesp-cidadao-consulta

Informações adicionais ao tempo estimado

Problemas técnicos com relação a compatibilidade do aplicativo com o dispositivo utilizado ou instabilidade nos bancos de dados podem interferir no tempo de prestação do serviço.

 

Legislação

Sempre ao ler textos e artigos pela internet, tenha sempre o cuidado de verificar o texto na Internet, pois pode ter sido alterado e até mesmo revogado de forma parcial ou total.

A  norma vigente que regia o Sinesp Cidadão era o Decreto nº6.932/2009 (link inserido apenas à título de demonstração – não estude) – “Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências.”

Ele foi revogado em parte pelo Decreto 8.936/2016 –  “Institui a Plataforma de Cidadania Digital e dispõe sobre a oferta dos serviços públicos digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.” 

Atualmente sendo regido pelo Decreto 9.094/2017 – “Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário.”

sinesp cidadaão polícia carro roubado

Outras informações importantes sobre o Sinesp Cidadão

m que pese as inúmeras formas de o Governo, e não e Estado, conseguirem realizar diversas situações grotescas na administração da quantia financeira alcançada com o dinheiro que nos é surrupiado de forma obrigatória e injusta, por vezes, felizmente, somos capazes de verificar que alguma coisa boa realmente ainda é feita da forma correta.

Mas não por vontade desse grupo de cidadãos eleitos pela massa manipulada nas eleições, mas por cidadãos de bem que eventualmente acabam inseridos na máquina pública e conseguem um “pingo” de atitude decentes e benéficas para justificar a maior ou uma das maiores cargas tributárias de impostos do mundo, lembrando que impostos, taxas e tributos são institutos jurídicos diferentes e queiramos ou não, temos de pagar.

Caso tenha boas ideias que sejam relativamente simples de serem implementada, faça contato com o político que votou sugerindo a ele uma lei nova ou alteração m alguma que já trate sobre o assunto.

Você, que leu até aqui aparentetemente demonstra interesse nos temas relcionados à segurança pública e por isso, em um tom de bom humor e leve ironia, o convido a ler esta breve tirinha do Amarildo, um chargista bastante premiado e respeitado tanto no ES, quando no Brasil, na qual ele questiona de quem é  culpa da insegurança. Vale a pena a leitura, são apenas 15 segundos.

Agradeço novamente a sua atenção e até a próxima.

Sinesp Cidadão – O que é, Como Usar e Onde Baixar
5 (100%) 4 votos