ecosport_pcesFoi criada, no dia 03 de setembro de 2010, a Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos – DRCE da Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de Portaria do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social Dr. André de Albuquerque Garcia.

As atribuições da DRCE continuam as mesmas do extinto Nureccel (Nurecel), o Núcleo de Repressão Contra Crimes Eletrônicos, quais sejam, de regra, reprimir infrações penais (crimes e contravenções)cometidas por meio de “recursos tecnológicos de informação computadorizada”, instaurando e presidindo investigações criminais.

Nossas instalações continuam as mesmas utilizadas pelo Nurecel, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 2290, 2º andar, Santa Luiza, Vitória, ES, CEP 29045-402. Os telefones de contato são 27 – 3137-2607 (recepção e fax) e 27 – 3324-4462 (Equipe de Investigação).

Entendo que a criação da Delegacia é importante em virtude de que a unidade policial terá melhores condições de atingir seus objetivos, pois passa a ter quadro de policiais estabelecido, que cito abaixo:

– 01 Delegado Titular;
– 01 Delegado Adjunto;
– 04 Escrivães de Polícia;
– 08 Investigadores de Polícia;
– 04 Agentes de Polícia.

A Equipe atual da DRCE é:

– 01 Delegado Titular (acumulando outra unidade);
– 01 Escrivão de Polícia;
– 02 Investigadores de Polícia;
– 02 Agentes de Polícia.

Ao analisar a quantidade de policiais atualmente localizados na unidade, percebemos que está aquém do esperado, porém, é importante ressaltar que o Nurecel, desde a sua criação, contou somente com um Investigador de Polícia e eventualmente contava com a ajuda de outros policiais, ora Escrivães, ora Investigadores de Polícia.

A DRCE da Polícia Civil do ES passa a ser a sexta Delegacia brasileira especializada no combate aos crimes cometidos em ambiente de Internet.

À época da criação do Nurecel, havia somente uma unidade especializada no combate aos crimes informáticos no Brasil, a de São Paulo, sendo o Nurecel a segunda unidade a ser criada.

Este Delegado que escreve, Rafael Corrêa, continua sendo o titular da unidade, atribuição esta que ocupa desde março de 2009. Continuo também respondendo pela Assessoria de Informações (ASI) responsável pela Inteligência e pelas Estatísticas da PCES.

Para o futuro esperamos ver a DRCE com um Delegado exclusivo e com incremento em seu quadro de policiais.

Em breve também passaremos a oferecer o serviço de palestras, possivelmente com convênio com uma ONG (a DRCE está no aguardo do documento formalizando o pedido), em escolas públicas, privadas e empresas com a finalidade de educar e criar a cultura de utilização do computador e da Internet com responsabilidade e de forma segura.

O e-mail da DRCE para contato é [email protected]

Data do texto: setembro de 2010.

Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos – DRCE – PCES
Gostou da leitura?