Local de Prova de Concurso - Maps - Estudando MelhorOlá, estamos de volta. Uma coisa que eventualmente gera algum tipo de ansiedade é o local em que a prova será realizada. Os grupos de concurseiros debatem se a prova vai ser realizada em um local com ar condicionado, com carteiras boas, com incidência direta de Sol, enfim, muita coisa é debatida sobre o local da prova pelos maiores interessados.

Com a aproximação do “dia D” é comum que cerca de duas semanas antes, no máximo, o local de realização das provas seja divulgado pela banca do concurso.

Em algumas situações os locais são divulgados antes e em outras quase na semana anterior. Acompanhar tal divulgação com cuidado é importante. Lembre-se que a organização da prova não costuma mandar e-mails com esta informação e muito menos irão telefonar para informar, logo, sua obrigação é buscar tais dados no site oficial do concurso (veja no edital o site oficial).

Após tal verificação, vá pessoalmente até o local em que a prova será aplicada e verifique a possibilidade de adentrar a área interna do estabelecimento (normalmente uma faculdade ou universidade) e ver o estado de conservação das salas, verificando também se há ar condicionado ou ventiladores, o tipo de carteira (mesa e cadeira) que há nas salas, enfim, vá se preparando psicologicamente para o dia e local da prova. Se você é canhoto, verifique a existência de carteiras para sua particularidade.

Verifique também se há locais de estacionamento para carros e motos ou a distância do ponto de ônibus, trem ou metrô para o estabelecimento, caso opte por algum destes meios de transporte.

Dia e Local da Prova

Não se esqueça que normalmente (quase sempre) as provas são realizadas nos domingos, logo, é importante saber do horário dos meios de transporte, pois, via de regra, os horários e intervalos entre os veículos são diferenciados nos finais de semana, principalmente nos domingos.

Eventualmente, dependendo da época do ano e do “tamanho” do concurso, é possível que algumas cidades tenham engarrafamentos nas proximidades dos locais de prova. É sua obrigação se preparar para que tais situações não incidam negativamente sobre você no dia da prova. Cuide para o fato de que outros locais de aplicação de prova estejam no caminho para o seu local, ou seja, previna-se para mais de um engarrafamento. São comuns tais situações em dias de aplicação de provas do Enem.

Caso não possa ir pessoalmente ao local, uma outra opção é utilizar a ferramenta Street View do Google Earth ou Google Maps. Com ela é possível visualizar ruas em primeira pessoa de ruas de quase todo o Brasil, inclusive cidades do interior. É um serviço muito “porreta”!

Em alguns municípios há o horário dos ônibus no site da Prefeitura ou em aplicativos de celulares. Fique ligado!

Abraços e até a próxima!

Local da Prova – Prepare-se e Evite Imprevistos
3 (60%) 2 votos