Fórmula Mágica Para Passar em ConcursoOlá pessoal, este site não está abandonado, fiquem tranquilos. E antes de começar o assunto de hoje, pergunto a você que quer passar em concurso: Você acredita em tudo que lê na internet?

Venho planejando uma série de textos, quem sabe vídeos (ainda sou tímido e devagar em edição de vídeo), com o objetivo de dar continuidade às orientações de como se preparar para concursos públicos, especialmente sobre como fazer o diagnóstico a fim de identificar qual a melhor forma de estudo para você.

Por vezes penso ser “chover no molhado”, pois a internet está abarrotada de material gratuito e pago com esta proposta, de dar dicas e sugestões de estudos. Tudo oferecido como se fosse bastante simples.

Sim, pode parecer estranho (ou não), mas não existe uma fórmula mágica que se aplicada irá fazer com que você seja aprovado no concurso dos seus sonhos em x dias, meses ou anos…

No mercado, atualmente, já identifiquei quase uma dezena de cursos que estão “vendendo a fórmula, o caminho, as trilhas ou a estratégia da aprovação”.

Alguns exemplos são esseesse, esse, esse, esse e esse (mais detalhes no final do post).

Mas calma! Ainda não é hora de querer me sacrificar. Continue a leitura….

Sempre critico todos aqueles que de uma forma ou de outra tentam vender, utilizando ótimos argumentos, e gatilhos mentais tentando mexer com o seu inconsciente (sim, ele é responsável por cerca de 95% das suas decisões – falaremos sobre isso no futuro), mas que na verdade não acabam se preocupando com a efetiva qualidade de seus cursos e treinamentos.

Muitos querem apenas o seu dinheiro!

Calma novamente, não estou dizendo que tais profissionais são picaretas. Mas também temos de convir que não existem super mega hiper Gurus dos Concursos.

Ah, peraí, o William Douglas se destaca entre todos eles, sendo um profissional realmente muito bom!  ;)

Um fator importante e que já devo ter falado em outras oportunidades tem muito a ver com o entusiasmo, a motivação para permanecer no ritmo correto de estudos. Usava uma técnica bem simples para não perder o estímulo.

Como eu trabalhava (ops, sempre trabalhei desde os 16 anos) durante o dia e fazia os últimos semestres da faculdade sempre à noite, a única hora que eu tinha para me dedicar aos estudos era o final da noite e o início da madrugada. Nestas horas o sono está apertando, assim como a fome.

Mas o que eu fazia? Pegava o livrão do Willian Douglas e o deixava sempre na mesa de estudos (na época a mesa da cozinha da casa era o melhor local para estudar) ao alcance dos meus olhos. Quando dava um desânimo eu pegava o livro e fazia uma “roleta russa” nele ao escolher a página aleatoriamente e dava uma lida em uma ou duas páginas.

É impressionante como o Dr. Willian Douglas escreve muito bem e praticamente todas as suas palavras trazem um estímulo natural para podermos continuar na preparação para encarar todos os nossos desafios. Indico de verdade a leitura deste livro.

A Fórmula Mágica para Passar em Concurso: Não Existe!

Felizmente tive a oportunidade de ter acesso a pequenos trechos de alguns dos cursos oferecidos no mercado.

E com a análise de tais materiais, posso afirmar, categoricamente: 50 a 70% do conteúdo você consegue encontrar gratuitamente na internet. Mas você vai ter muito trabalho para procurar e compilar o material…

Estudando Melhor Material de Estudo

Alto lá novamente! Estou dizendo que tal disponibilidade (pulverizada) é em relação ao material teórico, não em relação a eventuais orientações personalizadas e individualizadas.

Apenas tenho a afirmar a você leitor uma coisa muito importante: quem define a melhor forma de se preparar para concursos públicos é você.

De acordo com suas particularidades e características específicas pode ser que você aprenda com mais facilidade utilizando determinada sequência de ações, determinadas técnicas, determinados meios de determinadas formas em determinado tempo ou condição.

E aí sim, até concordo que contratar um curso para que você aprenda a melhor forma de se preparar pode ser salutar, mas tenha muito cuidado com o que você precisa efetivamente e o que está sendo oferecido a você.

É necessário um diagnóstico de quais são as suas necessidades e qual o seu estado mental em relação a cada uma delas, a fim de que você possa identificar qual o tipo de ajuda que você precisa, a fim de não perder dinheiro e/ou tempo (que também é dinheiro).

Então minha dica de hoje é que se você acredita que ainda esteja faltando algo na sua preparação para ser aprovado no concurso dos seus sonhos (ou outro qualquer para pagar as contas), acredito que você deve realmente buscar ajuda profissional, seja ela barata ou cara, virtual ou pessoal, superficial ou completa, de balcão ou personalizada…

Não vou indicar um ou outro curso aqui nesta postagem, apenas facilitarei sua vida mostrando alguns que percebi que estão sendo oferecidos no mercado atual, lembrando que a maioria deles eu sequer tive acesso ao básico do material, mas que o conteúdo realmente pode ser de grande valia para o concurseiro, desde que o siga e coloque efetivamente em aplicação, de acordo com as “técnicas” ensinadas ou citadas para pesquisas posteriores.

Incrível como ainda há pessoas que querem vender seus produtos, mas para se protegerem de seus concorrentes acabam escondendo a proposta de seu curso para os possíveis alunos. Aí o aluno não sabe do que se trata aquele curso e…. Tchau, a concorrência explicou melhor!

Encerrando, a dica é que você conheça o que cada curso do mercado tem de bom para te oferecer, mas desde que antes você saiba o que precisa, pois há cursos desde R$ 97,00 até 1,997,00. A fim de exemplificar melhor, seguem abaixo alguns dos cursos voltados para os concurseiros:

Com isso pessoal, encerro minha contribuição de hoje.

Lembre-se: antes de adquirir qualquer dos cursos acima, veja se o que está sendo oferecido realmente se adequa às suas necessidades. Ah, lembre-se sempre também: Pirataria é Crime!

Forte abraço e até breve!

P.S.: Os links acima são disponibilizados pelos professores e produtores dos respectivos cursos, caso haja algum problema neles, me avise para eu verificar e eventualmente excluir ou consertar. Não me responsabilizo por nada em relação aos cursos citados.

Passar em concurso público: Existe fórmula mágica?
5 (100%) 1 voto