Drones policiais no Brasil já passam a ser uma realidade cada vez mais comum nas grandes e também nas cidades menores.

Usando desde modelos mais avançados como o DJI Inspire 2 ou o Agros, até drones de valores menores, como o DJI Mavic Pro ou DJI Phantom 4 Pro, as polícias brasileiras já passam a utilizar os drones policiais.

E uma notícia muito boa, que vai complementar o meu primeiro texto sobre regulamentação de drones no Brasil, acabou de “sair do forno”.

Esta notícia em muito nos alegra pelo simples fato de que agora existe uma regulamentação específica para o uso de drones pelos órgãos de segurança pública, defesa civil e de fiscalização da Receita Federal.

REGULAMENTAÇÃO DE DRONES NO BRASIL

Trata-se da AIC-N24. Assim se manifesta o DECEA – Departamento de Controle Aéreo:

Esta Circular de Informações Aeronáuticas (AIC) tem por finalidade regulamentar os procedimentos e responsabilidades necessários para o acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por aeronaves remotamente pilotadas com uso exclusivamente voltado às operações dos Órgãos de Segurança Pública (OSP), da Defesa Civil (DC) e de Fiscalização da Receita Federal do Brasil (RFB).”

Entrou em vigor no dia 28/08/2017 e trata especificamente dos drones policiais, drones da Receita Federal e da Defesa Civil.

A título de informação é importante salientar que também foi publicada a Circular de Informações Aeronáuticas AIC-N23 que trata do uso de drones pelo poder público, à exceção de Órgão de segurança pública, Defesa Social e Refeita Federal:

Esta Circular de Informações Aeronáuticas (AIC) tem por finalidade regulamentar os procedimentos e responsabilidades necessários para o acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por aeronaves remotamente pilotadas (RPA) com uso exclusivamente voltado às operações dos Órgãos ligados aos Governos Federal, Estadual ou Municipal.”

Drones Policiais no Brasil

Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Geais mostrou em suas redes sociais um drone da marca DJI linha Phantom, possivelmente um Phantom 3 Professional.

drones policiais

Também em Minas Gerais foi apresentado o Nano Drone, um drone de tamanho bem diminuto a fim de que possa adentrar residência e locais de operações.

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

O Drone da Polícia Rodoviário Federal foi um dos primeiros a surgirem no Brasil a no mundo.

Veja esta matéria bastante interessante sobre o Drone da PRF.

POLÍCIA FEDERAL

A Polícia Federal também usa drones em suas operações, porém, por motivo de sigilo, na atualidade apenas informa que eles realmente existem e que estariam em desuso por falta de orçamento financeiro.

De acordo com notícia do Correio Braziliense os drones não estão sendo utilizados e que já gastaram centenas de milhares de dólares, algo em torno de R$ 150.000.000,00

drone-policia-federal-brasil

DRONES NO BRASIL

Não podemos esquecer a norma balizadora para uso em lazer, cuja nomenclatura utilizada foi a de drones recreativos, a AIC-N17:

“Esta Circular de Informações Aeronáuticas (AIC) tem por finalidade regulamentar os procedimentos e responsabilidades necessários para o acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por aeronaves remotamente pilotadas com uso exclusivamente voltado à recreação, os chamados Aeromodelos.˜

Drones Policiais: Agora pode!
5 (100%) 1 voto