Concurso Delegado MT 2017: Saiba os detalhes do editalVamos falar do concurso de Delegado do Mato Grosso (Concurso Delegado MT 2017), cujo edital foi divulgado e as inscrições já se encerraram.

Leia hoje mesmo o Edital do Concurso, confira no site do Cespe/Cebraspe, onde todas as atualizações sobre o certame serão postadas.

Caso prefira, posso encaminhar o Edital do Concurso para Delegado de MT para seu e-mail (clique para abrir outra aba, mas continue a leitura).

O concurso para Delegado da Polícia Judiciária Civil do estado de Mato Grosso estava sendo aguardado há bastante tempo e com muita ansiedade pelos candidatos, em virtude um subsídio inicial muito bom, no valor aproximado de R$ 19.300.

Para esta RETA FINAL te dou uma dica matadora!

Exclusivamente para o período pré-prova de Concurso de Delegado do Mato Grosso a BR2 Cursos está disponibilizando o material da primeira turma do Projeto Delegado por um preço extraordinariamente imperdível. E você tem duas opções:

  • Projeto Delegado Objetivas (08 Provas Inéditas com 50 Questões Objetivas cada, corrigidas e comentadas);
  • Projeto Delegado Completo (08 Provas Inéditas com 50 Questões Objetivas + 02 Discursivas + 01 Peça Prática cada, corrigidas e comentadas por nossos professores).

O concurso do ano de 2017 será realizado pelo Cespe / Cebraspe e os futuros Delegados da PCMT devem se preparar com bastante afinco, pois o número de inscritos deve ser elevado, além de outros fatores que acabam por estimular a maior concorrência.

Também por isso acredito que o primeiro passo para a aprovação é conhecer muito bem o edital a fim de evitar qualquer dissabor na sua preparação e no dia da prova. Saber os detalhes do edital evita que você caia em eventual pegadinha.

Há uma demanda discutindo a exigência de idade mínima e máxima considerando como base a data das inscrições e não da posse, como já pacificado pela jurisprudência. Incrível como ainda realizam vacilos como este na confecção do edital.

Vale a pena ler em seguida este artigo que postei aqui mesmo no blog que versa sobre os pontos mais importantes do Edital do Concurso (leitura praticamente obrigatória).

Concurso da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso - Delegado - Veja o Edital

Quantidade de Vagas: Nenhuma, é Cadastro de Reserva.

Porém, em que pesem os fatores chamativos para aumentar a quantidade de inscritos, acreditamos que a concorrência não deverá atingir níveis recordes em virtude de não haver a previsão do quantitativo de vagas no Edital. Continue a leitura que falarei mais sobre isso em seguida… Inclusive expectativa de vagas!

Muitas pessoas ficam com receio de perder tempo se preparando para um concurso cujo edital não prevê número mínimo de vagas a serem preenchidas, mas que está bem explícito se tratar de um certame com o objetivo de formar o famigerado “cadastro de reserva”.

Inscrições

As inscrições para o concurso de Delegado do Estado do Mato Grosso já se encerraram.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 180.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 02 de maio de 2017 às 23:59. Porém não deixe para fazer sua inscrição no último dia (INSCRIÇÕES ENCERRADAS).

Acompanhe o andamento da sua inscrição diretamente na página do concurso.

Um detalhe bem interessante para quem estava sem condições de realizar o pagamento da taxa é o fato de o período de solicitação de isenção do pagamento da taxa se prolongar por todo o período das inscrições, o que, por consequência, autorizou expressamente que todos os candidatos inscritos possam fazer o pagamento da taxa até o dia 31 de maio de 2017 (PRAZO ENCERRADO).

Por favor, não confunda a data de pagamento com a data das inscrições. Nunca deixe nada para o último dia.

Outro detalhe importante e que pode passar desapercebido é a faixa de idade para a inscrição, e não para a posse, ser delimitada para candidatos com idade entre 21 e 45 anos, lembrando, idade esta com base na data da sua efetiva inscrição, sendo este o motivo da “treta”.

Mas só para não esquecer, NÃO DEIXE PARA O ÚLTIMO DIA!

Data da Prova

A prova já está com a data marcada: 09 de julho de 2017. Atenção, há boatos de que pode haver alteração da data da prova.

A prova será realizada na parte da manhã e da tarde. Pegue sua agenda e marque. Não usa agenda? Pegue um post-it e cole na porta do seu quarto, no espelho do banheiro, na parede em cima da sua mesa de estudos.

Agende também para o domingo anterior, dia 02 de julho, na parte da manhã cedo uma visita ao local de prova, a fim de avaliar trânsito e identificar de forma correta o local. Muitos candidatos confundem endereços, ainda mais quando há mais de um campus da faculdade ou universidade em que será realizada a prova.

Aqui em Vitória, no ES, há uma faculdade com 3 campi bem distantes um do outro. Obviamente muita gente já perdeu prova por não se atentar para esse “detalhe”.

Concurso de Delegado da PCMT 2017 Veja a data da prova e edital detalhado

E fique esperto, é o dia inteiro de prova. De manhã as provas objetivas. À tarde as questões discursivas. Prepare-se dessa forma, prova objetiva de manhã e discursiva à tarde, em seus estudos! Vai por mim, simular prova é uma técnica fantástica para sua aprovação.

No turno da manhã os alunos terão de responder 80 questões no período de 04 horas, devendo a marcação oficial do gabarito ser realizada dentro deste período.

No turno da tarde os candidatos terão acesso à prova discursiva, que será composta de 05 questões com 20 linhas para cada resposta, devendo o candidato preencher também, à caneta preta (alguns editais autorizam caneta azul), o caderno de resposta definitiva dentro do período de 03 horas e meia.

Conteúdo Programático

Quem já vem estudando para este concurso pelo conteúdo programático dos editais anteriores de concurso de Delegado deve ficar atento em virtude da existência de disciplinas, digamos, incomuns para o nosso cargo de Delta PC.

Neste edital de Delegado MT 2017 há a previsão das seguintes disciplinas “alienígenas”, além da de Português, que costuma ser exigida em diversos concursos na área policial:

  • Ética e Filosofia;
  • Geografia de Mato Grosso;
  • História de Mato Grosso;
  • Português.

Muito importante perceber que serão 30 questões das disciplinas citadas acima, ou seja, o seu estudo pode realmente fazer a diferença no resultado final do certame.

De um total de 80 questões, teremos 50 da área específica do Direito, uma quantidade desproporcional em relação à grande maioria dos concursos de Delegado de Polícia no Brasil, logo, irá se destacar aquele candidato que se dedicar ao estudo das disciplinas não específicas.

Além destas disciplinas acima, que não eram esperadas nesta quantidade, há também as nossas já muito bem conhecidas, cujo estudo e domínio já é quase que obrigação de qualquer pessoa que deseja ser aprovada em concurso de Delegado de Polícia Civil ou Federal:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Legislação Complementar.

Os candidatos devem ficar atentos pois há legislação estadual elencada no conteúdo programático e há grande possibilidade de que algumas questões as envolvam.

Fases do Concurso de Delegado de Mato Grosso

O concurso está recheado de fases durante o certame, o que demonstra que o processo de escolha dos próximos Delegados de Polícia Civil está bastante criterioso e que busca efetivamente selecionar profissionais que estejam realmente dispostos a seguir a nobre e bela carreira de Delegado naquele Estado.

O presente concurso será composto, na ordem, pelas seguintes fases:

  • Prova Objetiva – 80 Questões de Múltipla Escolha;
  • Prova Dissertativa – 05 Questões com resposta de até 20 linhas;
  • Prova Oral;
  • Avaliação de títulos (classificatória apenas);
  • Exame de Saúde;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação Social.

O curso de formação não faz parte do certame.

Prova Objetiva: Adeus Certo e Errado!

Seguindo uma tendência dos últimos concursos de Delegado da Polícia Civil, como Pernambuco e Goiás, o Cespe não tem mais utilizado o formato de assertivas únicas para o candidato julgá-las como Certa ou Errada em concursos de Delegado da Polícia Civil.

A tendência atual foi seguida, no sentido de questões de múltipla escolha, com cinco opções de resposta (A, B, C, D, E) para o candidato responder corretamente.

A imagem abaixo é para te alertar que o campo da resposta no cartão resposta deve ser preenchido por completo, e não apenas com um X, não devendo também ultrapassar os limites do campo. Fique ligado, muitos deixam de ser aprovados por vacilos como este!

Concurso de Delegado do Mato Grosso 2017: Prova Objetiva

Porém, mesmo com esta mudança, ainda está valendo aquela situação que muito amedronta no Cespe, a das questões respondidas em desacordo com o gabarito oficial serem pontuadas de forma negativa.

No presente edital a resposta correta vale 1,00 ponto enquanto a resposta errada vale -0,25 (vinte e cinco centésimos negativos). Logo, quatro respostas erradas “anulam” uma correta.

Prova Discursiva

A prova dissertativa do concurso de Delegado de Polícia Civil do Estado de Mato Grosso será composta por 05 questões discursivas, com respostas manuais, à caneta, de temas envolvendo as disciplinas de Constitucional, Penal, Processo Penal e Legislação Complementar em um tempo de 03 horas e 30 minutos.

Atente para o detalhe de que não há previsão de Direito Administrativo na prova discursiva.

Atente também, mais ainda, para o detalhe de que há a possibilidade de que seja cobrada uma ou mais questões envolvendo legislação regional. Uma “pegadinha” das boas para beneficiar quem está se preparando da forma correta.

Uma dificuldade que muitos candidatos têm no dia da prova de verdade é o tipo de carteira utilizada na sala de aula, o que acaba por trazer algum incômodo durante o certame. Não raras vezes somos surpreendidos por carteiras universitárias bambas, rabiscadas, com a mesinha soltando farpa (ou ferpa, para alguns).

Para sanar este tipo de dificuldade e preparar corpo e mente para a pior situação do dia da prova, sugiro que você siga as dicas desta minha postagem aqui mesmo no site sobre aquisição de uma carteira universitária para simular provas em casa.

Prova Oral para Delegado tem sido comum

A próxima fase do concurso é a Prova Oral, que também terá dentre os conhecimentos exigidos as disciplinas citadas acima, no conteúdo da prova discursiva, mais uma vez sem ser exigido o Direito Administrativo.

É de se observar que o edital não detalhou pormenorizadamente o procedimento a ser seguido nas provas orais, porém deixou de forma bastante clara algumas normativas para esta fase do concurso, sendo que sugiro fortemente que o edital seja lido com bastante atenção.

Na prova oral são avaliados do candidato:

  • conhecimento jurídico;
  • articulação do raciocínio;
  • capacidade de argumentação;
  • uso correto do vernáculo.

Avaliação de títulos

A avaliação de títulos tem capacidade de alterar completamente a classificação dos candidatos, pois tem o total máximo de 20,45 pontos.

São aceitos como títulos aptos para aumentar a sua pontuação:

  • Doutorado;
  • Mestrado;
  • Especialização (mínima de 360 horas aula);
  • Exercício em cargo da carreira policial civil;
  • Exercício de atividade profissional privativa para bacharéis em Direito.

Caso você não tenha nenhum título a apresentar, fique tranquilo que não será eliminado do concurso de Delegado da PCMT 2017.

Exames de Saúde

O candidato também deve atentar para a fase dos exames médicos e toxicológico e desde já cuidar da própria saúde e obviamente evitar o consumo de qualquer tipo de droga ilícita como maconha, cocaína, anfetaminas e outras.

É sabido que vestígios das substâncias permanecem no organismo do ser humano por uma grande quantidade de tempo, que não sei dizer, pois nunca me preocupei com isso, rs…

Exames laboratoriais e complementares serão exigidos apenas, obviamente, de quem for aprovado na fase da Prova Oral, pelo fato dela suceder, lembrando que as despesas destes exames corre por conta do candidato.

Teste de Aptidão Física – Delegado nadador!

A fase seguinte é o Teste de Aptidão Física, o famoso TAF.

Minha dica inicial antes de dar continuidade é: não deixe para iniciar a sua preparação apenas após saber se foi aprovado ou não para tal exame no Concurso para o cargo de Delegado MT do corrente ano.

Concurso Delegado Polícia Civil Mato Grosso: TAF Prova Física com Natação

A prática de exercícios físicos é salutar tanto para a sua saúde física quanto para a sua saúde mental, sendo, inclusive, um fator benéfico para a melhoria da aprendizagem e manutenção de um mínimo de vida social durante a sua fase de estudos.

Neste atual concurso para Delegado da Polícia Civil de Mato Grosso os exercícios físicos exigidos são:

  • Barra;
  • Abdominal;
  • Natação (50 metros);
  • Corrida (12 minutos).

Acho, pessoalmente, ser bastante incoerente exigir que o candidato ao cargo de Delegado saiba nadar. Apesar de ser leigo no assunto, acredito que seja um conhecimento desnecessário para ser nomeado no cargo.

Mas se a natação está lá é porque deve haver algum tipo de explicação que no fundo gostaria mesmo de saber…

Para mais detalhes sobre os exercícios físicos exigidos no TAF leia com bastante atenção o Edital. Mas se prepare a partir de hoje mesmo! Simule o dia do teste de aptidão física e veja se tem condições de realizar o que é exigido.

Avaliação Psicológica

Uma fase do certame é o famoso psicotécnico. Em nossos cursos sempre damos bastante orientação para esta fase do concurso.

Estamos elaborando um material para ser disponibilizado por um valor simbólico no futuro para que esta etapa, psicotécnico, seja avaliada e os candidatos realmente se preparem para este exame, que não pode ser considerado como uma etapa simples e fácil do certame, já tendo eliminado uma vasta quantidade de pessoas nos concursos das Polícias Civis, Militares, Federal e outras forças estatais.

Investigação social e criminal

Obviamente, como todo concurso para Delegado de Polícia Civil, a fase da investigação social e criminal sempre é realizada com bastante atenção pela equipe que recebe esta atribuição.

Já fiz parte de unidade responsável por tal tipo de investigação e afirmo com categoria: as buscas são realmente minuciosas no intuito de evitar que uma pessoa sem o perfil de retidão mínima venha a assumir o cargo.

Apesar de ser discutida por alguns reprovados em sede judicial, sugiro sempre que o candidato já inicie uma vida com menos situações conflituosas, relacionamentos com pessoas envolvidas em fatos criminosos, que faça uso moderado do álcool e que evite se expor demasiadamente em redes sociais por meio de mensagens que podem vir a ser entendidas como ofensas, mesmo que brandas, ou fatos típicos.

Homologação, Validade e Vagas

Após estas fases do concurso ele será homologado e os candidatos irão aguardar a existência de vagas, mas um passarinho verde me contou que a primeira turma da Academia de Polícia Civil do Mato Grosso deve ter a quantidade de aproximadamente 20 Delegados nomeados.

Estimo que durante a validade do concurso entre 50 e 100 Delegados de Polícia Civil serão nomeados no Estado do Mato Grosso.

Importa salientar que no MT o curso de formação não é fase do certame e é realizado após a nomeação.

Outra informação de especial relevância é que após a homologação do resultado final o concurso tem validade de 02 anos prorrogáveis por mais 02 anos.

Logo, grande é a possibilidade de nomeação nos próximos anos, havendo, inclusive, mudança de Governo no decorrer do período de validade, caso todas as etapas sejam realizadas no prazo de costume.

Trata-se de um concurso realmente imperdível para bacharéis em Direito.

Prepare-se corretamente para o Concurso de Delegado MT 2017

E aí, você já está estudando da forma correta para o concurso de Delegado da Polícia Civil de Mato Grosso?

Atente para o detalhe de haver, no presente momento, também inscrições abertas para outros concursos de Delegado.

Seja aprovado no Concurso de Delegado da Polícia Civil do Mato Grosso em 2017. Mostramos aqui para você as melhores armas!

Dando continuidade ao nosso Projeto Delegado BR2 lançamos o Projeto Delegado 2.0 com um curso preparatório para concurso de Delegado específico voltado para a resolução de Provas Simuladas Inéditas.

Clique aqui para conhecer o Projeto Delegado 2.0 e fazer parte da melhor equipe de preparação de alunos por meio de provas simuladas do Brasil.

Um material com questões elaboradas, corrigidas e comentadas (por escrito) por professores da mais alta capacidade técnica do Brasil e com ampla experiência em concursos públicos.

Para receber uma prova simulada gratuita e conhecer a grande capacidade de nossos professores e a alta qualidade das nossas provas, solicite aqui a Prova Simulada Inédita do Projeto Delegado 2.0, sem nenhum custo.

A todos um forte abraço do Delegado e Professor Rafael Corrêa e bons estudos!

Curso Concurso Delegado 2017 - Projeto Delegado 2.0

Concurso Delegado MT 2017: Reta Final
5 (100%) 1 voto