Escolha uma Página


Como tirar reservista?

Você sabe que, no Brasil, ao completar 18 anos, todo homem precisa se alistar em uma das Forças Armadas: Marinha, Exército ou Aeronáutica.

E, para provar que esse alistamento foi realizado, mesmo que o indivíduo não seja chamado para servir em uma das modalidades militares, ele precisa ter o certificado de reservista.

É muito importante ter o certificado de reservista, visto que cidadãos que não provem estar em dia com o Serviço Militar podem ser impedidos de exercer várias atividades.

Mas você sabe como tirar reservista? A seguir, daremos o passo a passo para que você tire dúvidas e saiba tudo sobre o assunto. Vamos lá!

O que é o certificado de reservista?

O Certificado de Reservista é o documento que comprova o alistamento do cidadão brasileiro do sexo masculino na Reserva de uma das forças militares nacionais: Exército, a Marinha ou Aeronáutica.

Com ele, o portador do documento pode provar que está quite com o serviço militar obrigatório.

Como tirar o certificado de reservista?

Como mencionamos, ao completar 18 anos, todo brasileiro do sexo masculino deve, obrigatoriamente, dirigir-se a uma junta militar mais próxima do seu endereço para realizar o alistamento.

A Junta Militar é administrada pela prefeitura de cada cidade. Lá, é possível requerer declaração comprovando o seu comparecimento ao alistamento para justificar no trabalho ou na escola.

Caso seja aceito, o cidadão servirá em uma das forças armadas. Se for dispensado, ele receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM), que é o documento que comprova a apresentação para a prestação inicial do Serviço Militar.

Ele é fornecido de maneira gratuita pela Junta de Militar. O CAM é documento que prova de que o brasileiro está em dia com as suas obrigações militares.

Para obter o CAM, devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou o RG. No lugar do RG, também podem ser apresentados: CTPS, carteira profissional, passaporte e carteira de identificação funcional;
  • Comprovante de residência;
  • 01 (uma) foto 3×4 (recente, de frente e sem retoques).

O que acontece se eu não tirar a reservista?

Não estar em dia com as suas obrigações militares impede:

  • Tirar passaporte ou renovar a sua validade;
  • Assumir cargo público, mesmo se tiver sido aprovado em concursos;
  • Fazer matrícula no Ensino Superior;
  • Registrar diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Receber qualquer prêmio do governo federal, estadual, dos territórios ou municípios.
  • Firmar contrato com órgãos e entidades públicas.

O alistamento militar em um dos segmentos das forças armadas é muito importante para a defesa nacional. Ser reservista das forças armadas é estar em prontidão, caso haja a necessidade de pessoal para atuar na defesa da nação.

O certificado de que houve o alistamento é mais uma forma de garantia aos brasileiros do sexo masculino a partir dos 18 anos, de que está cumprindo com seu dever patriótico e que pode exercer várias atividades relacionadas ao seu papel de cidadão.

Assim, saber como tirar a reservista garante que vários direitos possam ser exercidos. Não se esqueça de solicitar a sua após o alistamento!