O que você vai ser quando crescer?” Quem nunca ouviu esta pergunta quando era criança ou adolescente? Acredito que todos nós. Se você não escolheu seu destino profissional na infância ou adolescência, fique tranquilo, ainda há tempo.

Cedo ou tarde, você terá que definir o que quer de seu futuro. Ou a vida cuidará disso no estilo “camarão que dorme a onda leva…”.

Então, se você quer elaborar um planejamento de estudos é imprescindível que você tenha um objetivo profissional definido. Concursos abertos há de montão, mas e aí, você já escolheu a carreira que quer seguir?

Pode até parecer estranho estarmos falando sobre isso, pois se trata de uma orientação aparentemente banal, mas é importante que você tenha uma resposta a tal questionamento. Boa quantidade de “concurseiros” tem somente um objetivo: passar em concurso público, qualquer um!

Respeito a decisão, mas não acredito que seja uma atitude muito inteligente, pois a pessoa acaba decidindo o seu futuro profissional não com base nas atividades desempenhadas pelo cargo, mas sim em virtude do conteúdo programático do edital ou de outros critérios aleatórios.

Concursos abertos, há vagas! Qual escolher?

Já definiu o seu destino ou ainda tem algumas dúvidas? Quer ser Professor, Médico ou Policial? Juiz, Promotor, Delegado ou Procurador do Estado? Analista Judiciário, Fiscal da Receita Federal ou Professor Universitário? Mecânico de Manutenção, Petróleo & Gás ou Segurança do Trabalho? Escriturário (bancário), Pesquisador do IBGE ou Carteiro?

Milhares são as suas opções e todas as profissões são dignas e merecem nosso respeito, desde aquela que tem como remuneração um salário mínimo (sim existem), até aquelas que somando subsídio, auxílio alimentação, auxílio moradia e outras gratificações ultrapassam 60 salários mínimos mensais…

Repare que algumas das carreiras acima citadas, além de outras centenas, têm muitos requisitos para investidura semelhantes ou bastante parecidos, mas as atribuições do cargo e as atividades do dia a dia são, por vezes, bastante diferentes, eventualmente diametralmente opostas.

Preste atenção ao Edital e também à legislação vigente que rege o cargo pretendido. É a LEI que diz quais os requisitos exigidos para investidura em cargo pública. Portanto, veja a LEI, veja o EDITAL.

ipad_edital_do_concurso

Por ano são oferecidas milhares, quiçá dezenas de milhares de vagas em concursos públicos pelo Brasil, seja em certames da União, dos Estados ou dos Municípios. Ou seja, a variedade de opções disponíveis é enorme. Em qualquer época do ano há concursos abertos.

Mesmo neste período de crise muitos concursos serão realizados, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

Como Escolher?

Com o intuito de te ajudar, caso ainda não tenha um direcionamento em relação ao “o que você quer ser quando crescer“, abaixo faço algumas questões simples (rol exemplificativo) destinadas a pessoas de todas as idades, classes e de todas as áreas do conhecimento:

– Qual a minha escolaridade?

Todos os cargos públicos exigem escolaridade específica ou mínima. Grande parte das maiores remunerações exigem que o candidato seja graduado em curso superior específico, como Medicina, Direito, Engenharias, dentre outros ou em cursos técnicos como Mecânica, Petróleo & Gás, por exemplo.

Alguns concursos exigem apenas o ensino fundamental (raras situações) outros o ensino médio completo. Verificar editais anteriores é importante para saber tais requisitos mínimos.

Não adianta, neste primeiro momento, você fazer um planejamento de estudos para ser Auditor Fiscal da Receita Federal se você sequer terminou o ensino médio.

diploma

Porém nada impede que você faça um planejamento a longo prazo, mas tal atitude costuma encontrar mais obstáculos do que benefícios. Mas não deixa de ser uma opção.

– Gosto de trabalhar em ambiente fechado ou ao ar livre?

Lembrando que quem trabalha em ambientes fechados pode ter de realizar atividades externas com certa frequência.

Lembre também que quem trabalha ao ar livre estará exposto às intempéries (chuva, Sol, calor, frio, suor, noite, madrugada, etc.). Será que você se adaptará a tal situação? Se você não gosta de chuva possivelmente não irá se adaptar com facilidade ao cargo de Soldado dos Bombeiros ou profissional da Defesa Civil.

– Desempenho melhor minhas atividades comandando ou sendo comandado?

É importante saber quais são os cargos que pelas suas próprias naturezas são de comando ou que não tenham as decisões vinculadas, em sua grande maioria, à hierarquia funcional. É o caso dos Juízes de Direito, Promotores de Justiça, Delegados de Polícia, Defensores Públicos, Procuradores (União, Estados e Municípios) e outros.

Em graus maiores ou menores, todos os profissionais citados têm alguma discricionariedade em suas decisões, desde que, por óbvio, estejam de acordo com a legislação vigente.

Alguns dos cargos citados acima também podem, eventualmente, cumular atividades administrativas rotineiras da instituição e é bom saber disso se você detesta ter equipes de trabalho sob a sua batuta e sim, você será o gestor de unidade administrativa pública.

– Gosto de trabalhar cercado por muitas pessoas ou trabalhar de forma individual?

Essa é uma pergunta importante e que poucos fazem no momento de escolher a carreira pública a ser pretendida.

Muitas das atividades profissionais são realizadas de forma individual, porém, dependendo da sua opção de cargo ou tipo de profissão, poderão ser realizadas em conjunto com outras pessoas. Um exemplo muito prático é o cargo de Soldado das Polícias Militares, que raramente trabalha sozinho, a não quando (exceção) realiza trabalhos administrativos, mas os trabalhos externos de policiamento são sempre realizados com dois ou mais policiais.

grupo-de-trabalho

– Gosto de atender pessoas e trabalhar no atendimento ao público, externo ou interno, ou prefiro atividades que não tenham esta característica?

Ao se escolher prestar concurso público para trabalhar em bancos (Caixa, Banco do Brasil e bancos estaduais, por exemplo) você deve ter em mente que irá trabalhar quase que exclusivamente no atendimento ao público, mesmo ocupando cargos elevados como gerência de contas e de agências.

Claro que há profissionais em bancos que não trabalham atendendo ao público, mas é a grande minoria, mas estes acabam tendo o que chamamos de “cliente interno”, dando apoio a outros profissionais da instituição, por exemplo.

– Qual a faixa salarial que desejo?

Uma informação importante no momento da decisão por um concurso público é o seu salário, a sua remuneração. Acredito que este não deve ser o único fator a ser analisado pelo candidato no momento da escolha de definir o que deseja na profissão.

De que adianta você precisar de um emprego com renda acima de R$ 7.000,00 e ficar se esforçando para passar em um concurso cuja remuneração total não ultrapasse R$ 3.500,00?

Se quer um objetivo final, principal, focalize nele, não faça como eu fiz, estabelecendo metas intermediárias, a não ser que você eventualmente tenha alguma particularidade que lhe exija atingir degraus menores com certa velocidade.

Finalizando…

Bom, estes são alguns simples questionamentos que você deve se fazer antes de escolher uma carreira. Lembre-se que estas são apenas algumas perguntas que sevem ser realizadas a si mesmo antes da escolha do cargo pretendido, sendo que dependendo do caso concreto diversas outras situações deverão ser analisadas.

Para te ajudar na escolha sugiro que busque amigos, parentes ou pessoas conhecidas que atualmente estejam no cargo ou carreira escolhida e pergunte sobre as atividades do dia a dia profissional.

Caso não conheça ninguém exercendo a função pretendida, não há problema, vá até um local em que há profissionais desempenhando as funções, se identifique e de forma educada diga que gostaria de conhecer mais sobre a profissão dele. Não tenho dúvidas de que a grande maioria terá o maior prazer em te ajudar.

Antes de iniciar seu planejamento de estudos é importante saber que caminho trilhar e para isso é imprescindível saber aonde quer chegar.

caminho

Há muitos concursos abertos e muitos caminhos como opção, mas não se deixe enganar pela oferta ou pela eventual facilidade, estude com qualidade e garanta a sua vaga. Você só precisa de uma! Imagine-se no cargo escolhido.

Pronto, definido o objetivo, podemos começar o planejamento.

Nos falamos em breve!

—–

Crédito da Imagem: Gemesis e 5Seleto

Como Passar em Concurso: Mas QUAL Concurso?
Gostou da leitura?