Escolha uma Página


A procura por concursos públicos vem aumentando a cada dia, são mais e mais pessoas querendo um emprego fixo com salários bons e estabilidade no emprego e uma pergunta muito comum é como passar em concursos de ensino médio?

Atualmente no Brasil, mesmo com este período de crise, tem sido bastante comum a abertura de concursos públicos dos mais diversos níveis, desde cargos de ensino fundamental até cargos de ensino superior, passando por cargos de ensino médio, alguns dos mais procurados na atualidade.

Como Passar em Concursos de Ensino Médio

Como Passar em Concursos de Ensino Médio envolve um planejamento e uma quantidade de ações posteriores organizadas para que o objetivo pretendido seja alcançado com louvor e sucesso.

Antes de dar prosseguimento gostaria apenas de dizer que elaboramos um curso específico para quem quer passar em concursos de ensino médio e ele foi lançado agora no início do ano de 2019, se chamando Como Passar em Concursos de Ensino Médio, sendo que você pode conhecê-lo clicando em seu nome ou aqui.

Planejamento dos Estudos para Passar em Concursos de Ensino Médio

O planejamento para dar início ou continuar seus estudos para um cargo de ensino médio começa na escolha da área que pretende estudar.

Eu elaborei diversas pequenas aulas que tratam do tema abordado nessa postagem e aos poucos vou postando aqui, sendo que o primeiro vídeo que trata de como escolher a área a ser escolhida está a seguir, são apenas alguns poucos minutos.

Após a escolha da área em que quer trabalhar, é o hora de pesquisar quais são os concursos que você pode fazer.

Repare que uma mesma área pode ter diversos concursos que podem estar dentre os seus escolhidos.

Um deles é o da segurança pública, por exemplo, em que você pode seguir carreira na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros e na Polícia Civil, sendo estas algumas instituições estaduais que podem te recepcionar muito bem em caso de aprovação no concurso público específico.

Para te ajudar nessa orientação, assista ao vídeo a seguir.

Como Elaborar um Edital-Guia ou Edital-Base

Escolhida a área e os concursos que você quer fazer, é hora de efetivamente dar início ao planejamento propriamente dito dos seus estudos.

Perceba que não é hora ainda de começar a estudar, mas sim de começar a planejar seus estudos para que saiba que caminho percorrer durante o período de preparação para fazer as provas, ou seja, seus estudos.

O primeiro passo agora é saber quais disciplinas, quais matéria estudar.

E para isso há duas possibilidades:

I – A primeira possibilidade é a hipótese de o edital do concurso que você quer já ter sido publicado, ou seja, já há o concurso e você tem que fazer inscrição nele, pagar a taxa e se preparar pelo conteúdo programático do edital. Neste caso você terá bem menos tempo para poder estudar e sua vaga está um pouco mais distante, pois há muitos candidatos estudando há muitos meses e talvez até mesmo por anos para uma dessas vagas.

II – A segunda possibilidade, a que traz mais possibilidade de você alcançar resultados mais robustos é começar a estudar antes da publicação do edital, que iremos focar neste item.

Para começar a estudar antes do edital, você precisa fazer uma coisa que se chama Edital-Guia ou Edital-Base, que é onde você vai se basear para elaborar a sua estratégia de estudos.

Eu fiz um vídeo muito bacana sobre esse tema, assista, são apenas poucos minutos

A elaboração do edital-guia é de extrema importância para que você faça o planejamento dos seus estudos na fase pré edital.

Cursos Preparatórios para Concursos: Devo fazer?

Uma dúvida que muitos alunos têm e me questionam bastante em minhas redes sociais é se ele deve ou não fazer um cursinho preparatório para estudar para os concursos.

Muito deve ser analisado antes de tomar essa decisão, seja cursinho online, seja cursinho presencial, mas o que você precisa analisar com muito cuidado é como você aprende com mais facilidade: com o professor dando aulas ou aprende melhor estudando sozinho em casa?

Assista aqui abaixo ao vídeo que explica sobre o assunto:

Decidido então se você vai ou não fazer um cursinho, é hora de darmos o próximo passo em sua preparação.

Estratégia e Planejamento dos Estudos

A definição da estratégia de estudos a ser efetivada e colocada em prática é importante.

Existem muitas técnicas de estudo interessantes por aí no mercado sendo ensinadas.

Mas optamos paro Método Estudando Melhor, que foi elaborado por mim, Delegado e Professor Rafael Corrêa, de acordo com a minha experiência e com o relato de dezenas de outras pessoas aprovadas em concursos públicos no Brasil todo.

Importante salientar que a estratégia está contida no vetor de planejamento de estudos, mas não necessariamente são sinônimos.

Assista ao vídeo abaixo que elaborei com o maior carinho, no qual também trago quais são os principais inimigos de quem está estudando para concursos públicos.

Quantas Horas Estudar Por Dia

Este assunto, por si só, daria uma postagem única aqui no nosso blog, mas optamos por trazer também aqui nesta sequência de vídeos.

Quando da elaboração do seu planejamento e das tabelas de horários que você irá utilizar para controlar seus estudos você irá determinar em um primeiro momento quantas horas irá estudar por dia, seja nos dias de semana, seja nos finais de semana.

Essa definição de quantidade de horas é muito importante para que você tenha um planejamento mais efetivo.

Você irá verificar em seu cotidiano quais são as atividades realizadas e o tempo que destina a cada uma delas.

Com isso irá encontrar espaços em sua rotina para inserir a sua nova rotina, a de estudos.

E com essa análise do seu cotidiano, você também irá encontrar algumas atividades que estão sugando o seu tempo, dentre elas períodos para deslocamentos, refeições, banhos, horários prolongados de sono, soneca após o almoço e muitas outras atividades que podem ser eliminadas ou ter o seu tempo diminuído.

Antes de assistir ao vídeo do tema, gostaria de passar um vídeo breve que trata sobre a importância do sono em sua preparação, são apenas dois minutos:

Agora que você já entendeu a importância do sono em sua preparação de estudos, é hora de saber quantas horas de estudo você deve ter por dia.

Perceba que se trata de uma opinião de uma pessoa que tem experiência no assunto e que ela é compartilhada também por outros demais experts da área dos concursos públicos.

Assista então abaixo ao vídeo.

Com isso encerramos a primeira parte do nosso texto sendo que em breve iremos disponibilizar também aqui no Blog uma postagem super completa sobre o Método Estudando Melhor.

O Método Estudando Melhor, como eu já havia falado anteriormente é uma técnica de preparação para provas de concursos elaborada por mim mesmo com base na minha experiência e na experiência de diversos outros candidatos aprovados em provas de concursos de alta concorrência.

Então é isso pessoal, por enquanto vamos ficando por aqui e aguarde nossa próxima postagem, ela será muito esclarecedora.

Não esqueçam de conhecer o nosso curso Como Passar em Concursos de Ensino Médio, no qual ensinamos o Método Estudando Melhor, além de dezenas de dicas importantes para a sua preparação.

como passar em concursos

Como Passar em Concursos de Ensino Médio
5 (100%) 4 votos