Edital do ConcursoBem-vindo (continua com hífen, não houve alteração pelas novas regras do acordo ortográfico) ao nosso espaço novamente. O primeiro Princípio Básico de como passar em provas e concursos é: Conheça o Edital do Concurso.

Essa dica pode parecer estranha em uma primeira análise, mas quantos de vocês já foram surpreendidos com regras supostamente não usuais ou incomuns no dia da prova ou nos dias anteriores.

Quando o edital do concurso for divulgado oficialmente é importante que algumas informações sejam analisadas com cuidado.

O edital (e seus eventuais anexos), em uma comparação simples, pode ser considerado como a “Lei do Concurso“, estando ali descritas todas as regras para o certame.

Uma observação que deve ser levada em consideração é a existência bastante comum de atualizações e retificações nos editais nos dias seguintes ao da sua publicação.

Como forma de teste, acesse o site do Cespe / Cebraspe e entre em qualquer concurso para dar uma analisada nos editais. Você perceberá que muitos deles trouxeram alterações estéticas, simples e eventualmente até alterações substanciais e que, inclusive, mereciam até destaque e encaminhamento de informativo a todos os candidatos.

Caso ainda não tenha sido publicado o edital do concurso esperado, pesquise editais de provas anteriores do mesmo cargo e órgão ou de provas de concursos anteriores de instituições assemelhadas e tenha uma noção de como pode ser o próximo edital.

Edital do Concurso

Se você tiver a cautela de observar algumas regras do edital, certamente não será surpreendido com situações inesperadas, que podem, inclusive, complicar bastante a realização da sua prova.

Abaixo cito algumas características que devem ser observadas com bastante cuidado:

Período das Inscrições

Evite deixar para fazer a inscrição nos últimos dias. Deixar para o último dia então é uma grande demonstração de desrespeito para com você mesmo. É abusar da sorte (ou falta dela), pois imprevistos podem ocorrer, assim como problemas técnicos.

Repito, sempre e novamente, não deixe para fazer a inscrição no último dia!!!

Prazo Para Pagamento da Taxa de Inscrição

Em alguns concursos o prazo para pagamento da inscrição é o mesmo prazo da inscrição. Em outros, o edital te autoriza realizar o pagamento alguns dias depois. A melhor coisa a ser feita é fazer a inscrição nos primeiros dias e pagar logo o boleto. Não esqueça de guardar o comprovante de pagamento em local seguro.

Em alguns concursos há a previsão de isenção da taxa de inscrição. Essa possibilidade, entretanto, necessita que o candidato realize condutas bem no início do prazo de inscrição.

Preste atenção também na divulgação das isenções que foram deferidas ou não, pois caso seja indeferida a isenção, ainda há a possibilidade de efetuar o pagamento da taxa em tempo hábil.

Impressão do Cartão de Inscrição

Alguns concursos exigem a impressão do comprovante de inscrição e a sua apresentação no dia da realização das provas. Outros exigem que o comprovante de pagamento também seja levado. Outros não têm tal exigência, bastando documento de identidade com foto.

Enfim, verifique isso no edital e por via das dúvidas, leve sempre o seu RG ou CNH e também o comprovante de inscrição, assim como o comprovante de pagamento (boleto pago).

Data da Prova

Não Esqueça a Data da ProvaPode parecer piada, mas muitas pessoas esquecem a data da prova ou se lembram apenas na véspera. Se você tem um quadro de avisos no seu quarto ou ambiente de estudo, cole ali um lembrete com a data da prova. Caso não tenha, cole no espelho do banheiro, na parede do quarto, na porta da geladeira, no ventilador de teto, enfim, anote em algum lugar! Vai por mim!

Conheço pessoas que simplesmente esqueceram do dia da prova. Recordo de um cidadão (não vou citar nome, nada de difamação por aqui, rs) que foi no domingo seguinte ao local de realização das provas, ou seja, uma semana atrasado no tempo. Lamentável perder a prova por desídia.

Normalmente a data da prova é divulgada no edital, mas lá também diz que a data pode ser alterada, logo, acompanhe semanalmente o site oficial e fique esperto para não perder nenhuma informação sobre eventuais alterações no edital.

Local da Prova

O local de realização das provas não costuma ser divulgado junto do edital, mas tão somente uma ou duas semanas antes da data da prova. Fique atento a este detalhe muito importante. Verifique também quase diariamente nos dias anteriores à prova se houve ou não alteração no local em que a prova será aplicada. Não é incomum haver alteração e o candidato ficar “a ver navios”.

Fiz uma postagem específica para orientação em relação ao local da prova, leia sobre o que fazer no domingo anterior à data oficial do concurso. Você verá como isso irá ajudar no controle da sua ansiedade e como poderá te evitar problemas.

Caneta, Lápis, Borracha, etc.

É importante salientar que atualmente a grande maioria dos editais preveem que as provas devem ser realizadas a caneta, normalmente preta, com corpo transparente, estilo BIC. E normalmente mais nenhum material é permitido. Isso mesmo, nada de lápis, borracha, corretivo, caneta marca texto e nada mais.

Verifique a possibilidade de levar duas canetas iguais, pois se uma der problema, você tem a reserva. Se o edital possibilitar caneta azul ou preta, opte por esta última, os sistemas leitores dos cartões respostas “preferem”, rs…

Ah, e não deixe para comprar caneta no dia da prova. Lembre-se, a prova possivelmente será em um domingo e a papelaria pode estar fechada.

Em alguns locais já se tornou rotina a existência de “cambistas” vendendo canetas BIC na região da prova por até R$ 10,00. Mas não conte com isso!

Veja abaixo uma matéria jornalística sobre o tema, de um candidato que foi retirado da sala de aula por não estar usando caneta transparente, exigida no Edital (clique na foto, de Éfrem Ribeiro).

Caneta preta transparente no concurso - Eliminado

Objetos Pessoais

Obviamente que quanto menos material você levar, melhor. Verifique no edital quais tipos de objetos podem ser levados e quais são terminantemente proibidos (armas de fogo, por exemplo).

O material que puder ser levado, como carteira de documentos, aparelhos celulares, bonés, fones de ouvido, documentos, anotações, livros, etc deverão ser deixados dentro de um envelope, via de regra.

O ideal é que não sejam levados objetos desnecessários para o dia da prova. Já ouvi de casos em que um candidato teve seus bens furtados no interior de uma sala em que estava sendo aplicada prova de concurso. A oportunidade faz o ladrão, então, para ter uma coisa a menos para se preocupar, leve apenas o que será realmente necessário.

Verifique também no edital a possibilidade de levar itens alimentícios, como água, sucos, biscoitos, frutas, chocolate, etc. Isso vai da sua opinião e do seu costume, mas o ideal é que também você não leve muitas coisas que possam tirar a sua concentração.

Tempo Para a Realização da Prova

Questão muito importante é saber quanto tempo você terá para fazer a prova. Lembre-se sempre de que este é o tempo total, ou seja, de leitura, interpretação, resolução das questões, preenchimento de gabarito, etc.

Você tem que fazer TUDO dentro deste tempo previsto no edital. Se você acha que vai poder ficar apenas mais “um minutinho”, esqueça, a orientação dos aplicadores é de recolher a prova no tempo definido.

Este tempo é importante também para as suas provas simuladas. Passe a fazer a prova e preencher o cartão resposta simulado respeitando tal questão temporal. Devo te lembrar também que a maioria dos concursos não permite que o candidato porte relógio de pulso durante a prova.

Verifique no edital como poderá ser controlado o tempo. Normalmente o fiscal de sala fala ou escreve no quadro a cada hora ou meia hora passada.

Horário e horas do concurso no quadro negro

Consulta a Leis, Códigos e Anotações

Há alguns concursos que te autorizam levar material bibliográfico. São raros e normalmente somente em eventuais provas discursivas. Atente para quais partes deverão ser grampeadas ou isoladas com fita adesiva.

Cuide para que não haja anotações ao redor do texto legal, por exemplo, pois isso pode, inclusive, te eliminar do certame, caso haja tal previsão no edital.

Levar Caderno de Provas Para Casa

Esta possibilidade, ou não, também estará prevista no edital do concurso. Geralmente os concursos nos quais os cadernos de prova podem ser levados para casa somente autorizam tal situação na última hora ou nos últimos trinta minutos de prova.

Verifique também que geralmente os três últimos candidatos a terminar a prova somente podem sair da sala de aplicação juntos. Normalmente é autorizado acompanhar o fechamento de envelopes e isso é bastante salutar.

Vai que o fiscal de prova mexe onde não deve né?

Prazos e Datas Seguintes

Atente para as previsões de prazos para apresentar recursos e as previsões de divulgação de gabaritos preliminares, datas de possíveis convocações para novas etapas do concurso, dentre outras.

Atente para o prazo de validade do concurso e de eventual prorrogação. Eventualmente o Edital do Concurso prevê tais datas.

Exames Médicos, Psicotécnicos, Entrega de Títulos

Não deixe de agendar e se preparar para eventuais próximas fases do concurso como exames médicos (alguns devem ser feitos com bastante antecedência), exames psicotécnicos, entrega de documentos para comprovar “títulos” que em alguns concursos aumentam a nota final do candidato (atentar para as datas de expedição e validade de alguns documentos).

A preparação para eventuais testes de esforço ou aptidão física deve iniciar bem antes da realização das provas iniciais. Na verdade, o ideal é que o candidato esteja com a sua saúde nas melhores condições possíveis, pois isto é ponto positivo em todas as fases preparatórias do concurso. Sobre este assunto falaremos em outro momento de forma mais detalhada.

Convocações e Nomeações

Atente para as informações referentes a convocação para entrega de documentos pessoais e como será realizado o contato com os candidatos aprovados e classificados.

Verifique por quais meios serão realizados tais contatos, pois não é pequena a quantidade de pessoas que é nomeada em Diário Oficial e sequer fica sabendo de tal nomeação, perdendo prazos legais para posse e investidura no cargo.

Caso você tenha alguma alteração no seu endereço ou telefones de contato, verifique junto a organizadora do concurso como realizar a atualização.

Enfim…

É importante que todas estas informações sejam de pleno conhecimento do candidato. Mas fique tranquilo, você consegue fazer uma leitura detalhada de um edital de concurso em cerca de uma hora. E tais informações serão extremamente importantes para a sua preparação.

Não me manifestei aqui sobre conteúdo programático pois tal assunto será abordado em outra situação.

Ainda tem alguma dúvida? Faça contato comigo que me comprometo a tentar ajudar o mais rápido possível.

Abraços e até a próxima!

Edital do Concurso: Saiba o Que é Importante!
Gostou da leitura?