Concurso Público da Polícia Civil - Fui aprovado!Dúvida bastante comum para quem pensa em seu futuro. Não se trata, em um primeiro momento, de como ganhar dinheiro fácil. Concurso público exige, antes de tudo, muita dedicação.

Em alguns casos, depois da aprovação, pode até ser que seja fácil manter a sua renda, tendo em vista a aparente estabilidade do serviço público. Mas não é fácil!

Vou dar o pontapé inicial falando também sobre a minha experiência.

Fui aprovado em alguns concursos públicos, o primeiro quando eu tinha apenas 18 anos de idade:

pesquisador do IBGE (fui o segundo colocado, com a mesma nota da primeira, perdendo apenas no critério de desempate idade – eu era mais novo). De lá para cá foram algumas aprovações em concursos e provas bem disputadas.

Sobre isso falaremos outro dia. E atualmente (desde 2007) ocupo o cargo de Delegado da Polícia Civil do Espírito Santo. A imagem da postagem foi escolhida com base no que ela representa: um servidor público que utiliza de técnicas e equipamentos para observar o que lhe interessa!

Concurso Público

Eventualmente me questionam: como passar em concursos públicos? Uma coisa eu posso afirmar: É simples, mas não é fácil.

Muitos iniciam a jornada lendo apostilas, livros e materiais de estudos como se o mundo fosse acabar amanhã. Mas acabam esbarrando em uma situação bastante comum: FALTA DE MOTIVAÇÃO.

Fato notório: a maioria dos concurseiros desiste após alguns meses ou anos de estudo sem que o resultado esperado tenha sido atingido. E afirmo que o motivo maior é simples: FALTA DE PLANEJAMENTO!

Não só a falta de planejamento, mas a inexistência de um planejamento feito de forma correta, com base nos seus objetivos a curto, médio e longo prazo e com base no que realmente é necessário para melhor aproveitar o material e o tempo disponível.

Mas e aí, como passar em concurso público?

Muita calma nessa hora! Antes de mais nada você tem que saber o que está fazendo e o que quer de sua vida. A fim de melhor demonstrar, vou utilizar minha trajetória como exemplo. Mas tenha em mente que cada um de nós deve seguir o seu próprio caminho, com base nos seus desejos, objetivos e particularidades (falaremos sobre isso nos próximos posts).

caminho-sabedoria-escolha-como-passar-em-concursos

Logo após me formar, no final de 2004 (colei grau em janeiro de 2005), fiz alguns planejamentos de curto, médio e longo prazo:

I – A curto prazo (menos de um ano) tinha o objetivo de ser aprovado logo na OAB, para que pudesse já ter uma forma de ganhar dinheiro e adquirir experiência jurídica. Fui aprovado no primeiro Exame da Ordem que realizei logo após minha formatura. Advoguei por quase um ano. Mas continuava a jornada de estudos!

II – A médio prazo (em até três anos), considerando a grande oferta de vagas nos Tribunais Regionais Eleitorais por todo o Brasil na época, o segundo objetivo era ser aprovado no concurso de Analista Judiciário – Área Judiciária. Fiz um planejamento voltado para concursos desta área e me inscrevi em provas por diversos estados do Brasil (SC, PR, MG, TO e ES). Fui aprovado no TRE-ES e lá trabalhei por cerca de nove a dez meses. A jornada de estudos? Continuava, claro, agora com outro foco!

III – A longo prazo (até passar, independente do tempo) o meu objetivo principal era ser aprovado no concurso de Delegado da Polícia Civil, cargo que sempre almejei desde a faculdade. Felizmente também fui aprovado no primeiro concurso que abriu depois que me formei. O concurso foi em 2006 e fui aprovado dentro das vagas, sendo nomeado na primeira turma, em março de 2007. Felizmente o resultado que eu esperava a longo prazo veio em médio prazo, cerca de um ano e meio após iniciar os estudos para os objetivos.

Acredito que realmente posso ter contado com um pouco de “sorte” no meio do caminho: caíram questões das matérias que eu estudei e fiz muitos exercícios.

Ocupo o cargo que sempre desejei até os dias de hoje. Apesar de termos atualmente o pior salário inicial do Brasil, tenho esperança de que as coisas melhorem por aqui no Espírito Santo.

Mas espere, o que eu fiz, definindo metas intermediárias (OAB, TRE e Polícia Civil), nem sempre será uma boa opção para todos. Aliás, acredito que devemos definir meta principal desde já e cada passo que seja dado tenha essa meta como objetivo e seja coerente com tal escolha.

Algumas particularidades individuais devem ser analisados e há a possibilidade de que você se perca no meio de tantos objetivos, no caso de insucesso ou que você se acomode, no caso de sucesso. Por isso você tem que saber onde quer chegar.

Pare, pense, analise com calma, converse com familiares e amigos, enfim, escolha o caminho a ser trilhado. Digo isso porque cada um sabe onde a pedra machuca.

mulher-em-duvida-como-passar-em-concurso

A motivação para estudar

Em relação ao que falava antes, a falta de motivação, eu já sabia que tal situação certamente iria me atingir (eu me conheço!), motivo pelo qual criei algumas formas de manter a motivação para a jornada que me esperava, não podia deixar de aproveitar a oportunidade de passar no Concurso Público do meu sonho.

E não posso negar que uma delas é bastante simples: eu havia comprado o livro do Willian Douglas, Como Passar em Provas e Concursos, e eu fazia algumas leituras diárias de uns 5 a 10 minutos escolhendo as páginas na sorte, uma “roleta russa“, pois o livro era muito grande, e ainda é, à exceção da nova obra em que ele faz um resumo, também bastante útil.

Hoje eu já indicaria a leitura do livro acima em sua totalidade. É grande, eu sei, mas os ensinamentos são muito bacanas e valem mesmo a pena. Na dúvida, opte pelo resumo.

Mesmo durante o período de efetivo estudo, quando eu percebia que já estava ficando enjoado do assunto ou passava a perder o interesse, abria o livro do Willian Douglas, que sempre ficava ao alcance das mãos (e dos olhos), e dava uma lidinha rápida. Logo o ânimo voltava!

Em breve falarei um pouco mais sobre o meu planejamento e algumas táticas de sucesso que utilizei. Algumas até inóspitas e exclusivas. Você irá se espantar com a eficácia de algumas coisas simples!

Por hoje é o suficiente pessoal, mesmo sem muitas dicas diretas, o que você mais precisa captar é a necessidade de estabelecimento de objetivos, a fim de que você saiba qual o seu rumo.

Já que você chegou até aqui na leitura, clique aqui (em breve) e você irá para uma página para receber um material gratuito que você poderá baixar para o seu computador, é um E-Book e ele é o meu presente para você, que neste primeiro texto chegou até o final.

Caminho-Shakespeare

Abraços e até a próxima!

Como Passar em Concurso Público – Saiba o Seu Rumo
5 (100%) 5 votos