Olá, estamos de volta com mais uma dica de concursos públicos.

Hoje vamos conversar hoje sobre como estudar sozinho.

Muita gente que está estudando para concurso público sozinhas em casa e muitas vezes, hoje em dia principalmente, as aulas que a pessoa assiste são online.

Quem estuda sozinho tem algumas preocupações podem estar passando pela sua cabeça e uma delas é você saber exatamente o que você precisa estudar durante aquele dia durante aquela semana durante aquele mês e tudo isso está estruturado organizado com as matérias os assuntos que você precisa estudar de acordo com o edital.

Você tem que organizar os temas do edital esse é um primeiro objetivo e obrigação que devem ser seguidos.

Como estudar sozinho – mais dicas

Um segundo ponto a ser analisado é que vão existir situações que como você está só não existem outras pessoas estudando ao seu lado apoiando, incentivando e haverá interferências externas e você vai precisar se blindar contra essas interferências externas que podem ser amigos, parentes, familiares vão tentar te dissuadir da sua ideia de estudar tanto para concurso, irão dizer que você passa muito tempo estudando, irão perguntar sobre as provas, sobre seus rendimentos e se já passou em algum concurso público.

como estudar sozinho

Você pode ficar triste, chateado com tantas interferências e cobranças de pessoas que sequer estão diretamente relacionadas aos seus resultados.

Mas veja, não pense em desistir, pois se você tem um planejamento, se está se preparando da forma correta, com uma estratégia estabelecida, com foco e sabendo onde quer chegar e o caminho a ser percorrido, estas demandas externas não devem te prejudicar.

Você tem que estar preparado para tais insurgências em sua caminhada e se blindar emocionalmente. Saber o caminho a ser percorrido é importante, veja aqui sobre este tema.

Você pode bolar uma resposta padrão para dar a todas estas pessoas sem ser rude ou mal educado, mas exigindo, de forma explicada e educada, respeito na sua caminhada e nas suas escolhas, você já deve ter a resposta na ponta da língua.

Estudos em grupo, uma possibilidade a ser avaliada

Uma sugestão interessante é a de inserir em seu rol de amigos outras pessoas que também estejam se dedicando para ser aprovado em concursos públicos, pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu, sem, é claro, deixar claro que seriam concorrentes e que estão juntas na caminhada.

Você pode conseguir estas relações de amizade nas bibliotecas das faculdades e em locais onde estas pessoas estão frequentando, mas deixe que tais amizades surjam de forma espontânea, não forçada.

como estudar em grupo

Já com estas relações de amizade, podem ser organizados pequenos grupos de estudo, com encontros semanais ou quinzenais, no qual um explica uma matéria aos demais, como se fosse uma sala de aula com vários professores e alunos.

Claro que de forma comedida, grupos de WhatsApp e Facebook, além de amizades no Instagram podem ser benéficas.

Siga algum professor ou profissional que traga boas mensagens diariamente, elas certamente são importantes para manter o seu ânimo em dia, mas cuidado para não perder muito tempo em redes sociais.

É importante você não viver de forma isolada porque ter amizades é uma ajuda muito grande quando você está estudando para concurso fazendo qualquer coisa quando você faz sozinho e não tem ninguém pra conversar é muito ruim, sendo muito mais bacana e proveitoso quando você busca algumas pessoas, podem ser poucas pessoas, mas que estejam na mesma trilha que você está e que possam juntos percorrerem este caminho.

Estas são as dicas de hoje que se destinam aos concurseiros solitários, que deixem esta solidão de lado e passem a buscar mais interação com pessoas que tenham o mesmo objetivo.

É isso aí, até a próxima.

Como Estudar Sozinho: Dicas Úteis
Gostou da leitura?