Está anunciado para muito em breve ser divulgado o edital para diversos cargos da Polícia Civil e no momento da produção deste texto ainda não houve a sua publicação, que estimamos para o mês de março ou abril de 2018.

As vagas que possivelmente serão objeto do edital são Investigador, Escrivão, Psicólogo, Assistente Social, Perito Oficial Criminal, Médico-Legista e Auxiliar de Perícia Médico-Legal.

Atualmente é grande a necessidade de recomposição do efetivo policial, tendo em vista a grande quantidade de profissionais que pedem exoneração em virtude de aprovação em outros concursos e também é grande a quantidade de policiais que se aposentam.

COMO ESTUDAR PARA O CONCURSO DA PCES 2018

Bom, para darmos início vou levar em consideração que você tenha pelo menos o mínimo conhecimento de todas as disciplinas que podem ser exigidas no certame, pois podem ter sido ministradas quando de sua faculdade ou ensino médio.

Acredito apenas que os candidatos ao cargo de Investigador devem ter um pouco mais de dificuldade, tendo em vista a provável cobrança de disciplinas do ramo do Direito.

Digo isso porque a exigência é de qualquer curso superior para o cargo de Investigador e por uma conclusão lógica acredito que apenas os graduados em Direito tiveram em sua graduação as disciplinas cujas noções devem ser cobradas.

A mesma dificuldade pode ocorrer para os candidatos ao cargo de Auxiliar de Perícia Médico-Legal, pois há a possibilidade de que matérias técnicas mais aprofundadas sejam exigidas.

MATERIAL DE ESTUDO

Aqui começa a primeira dúvida: Por qual material estudar?

A minha sugestão é que você faça uma análise de como seria a melhor forma de obtenção e armazenamento de informações no seu cérebro.

Você deve analisar qual o meio você tem mais facilidade de aprendizado.

LEI SECA OU LEI PURA

Eu indico que em relação às disciplinas de Direito, o foco deve ser em Lei Seca, ou seja, a lei propriamente dita.

estudar por meio de lei seca

Para consultar lei seca sugiro sempre que leiam o texto que se encontra no site do Planalto, da Presidência da República.

Normalmente ali as leis estão bem atualizadas.

Para encontrar mais rápido, vá no Google e apenas digite CP para Código Penal, CPP para Código de Processo Penal e CF para a Constituição.

Em relação a Direito Administrativo e alguns tópicos de Direito Constitucional, caso haja previsão do Edital, é ideal pesquisar por itens, pois podem estar em leis específicas, logo, atenção ao último edital e quando o novo for divulgado, foco total nele.

APOSTILAS

Além da lei seca, uma segunda forma de estudo, que pode ser complementar, é estudar por meio de apostilas.

Navegando pela internet, utilizando também o Google, é possível encontrar algumas apostilas em PDF para ler no próprio computador, celular ou tablet ou apostilas físicas, em formato de livro, ue eu prefiro, pela facilidade de fazer anotações e para poupar os olhos das telas de computador e celular.

Estudar por meio de apostilas pode ser útil pois algumas são compostas pelas disciplinas que efetivamente serão objeto de cobrança no concurso.

Deve-se tomar muito cuidado com apostilas antigas e produzidas há mais de dois ou três anos, pois alguma parte da legislação pode estar desatualizada.

CURSOS PRESENCIAIS

Uma terceira forma são os cursos presenciais na sua cidade e que são ministrados por professores experientes na área em que lecionam.

Para o cargo de Investigador de Polícia, aconselho o curso que será ministrado pela Associação dos Delegados de Polícia do Espírito Santo – ADEPOL/ES em conjunto com o Sindicato dos Delegados de Polícia do Espírito Santo, Sindepes.

Para saber mais sobre o curso faça contato telefônico no (27) 3235-3035.

estudar por meio de curso presencial

Os cursos presencias são forma mais tradicional de estudos preparatórios para concursos e costuma trazer bons resultados quando o aluno é dedicado.

Na verdade, em qualquer forma de estudo, quando o aluno se dedica ele obtém bons resultados.

CURSOS ONLINE

A quarta forma de estudo é por meio de cursos online, que são ideais para aquele aluno que quer ter os benefícios do curso presencial e a facilidade de poder escolher os melhores dias e horários para estudar.

Com a facilidade dos horários do curso online, o aluno pode preparar a sua própria agenda.

Um elemento que traz bastante dificuldade é que os alunos podem acabar por deixar de assistir às aulas, diminuir a carga horário e acabar deixando de assistir às aulas e realizar as tarefas propostas.

APLICATIVO DE QUESTÕES

Um material adicional, complementar a qualquer uma das 4 técnicas de estudo acima são os aplicativos de celular.

Existem na atualidade dezenas de aplicativos de celular que podem ser utilizados pelos alunos.

A ideia do aplicativo de celular para complementar seus estudos está diretamente ligada à colocação em prática os ensinamentos adquiridos nas aulas.

Outro ponto positivo de inserir os aplicativos em sua rotina de estudos é o fato de você poder escolher quais disciplinas e assuntos serão objeto de estudo / resolução.

Sobre aplicativos, indicamos o Studos para Concursos da BR2 Cursos.

PROVAS SIMULADAS

Uma outra forma de trazer mais realidade aos seus estudos está relacionada com a prática de provas simuladas.

prova simuladaAs provas simuladas, via de regra, são provas que o aluno irá realizar preferencialmente aos domingos a fim de que seja realmente simulado o dia de prova.

A prova simulada pode ser inédita, elaborada por uma empresa especializada, o que é difícil em se tratando de um concurso considerado pequeno e muito regional. Um exemplo dessas provas inéditas, a título de curiosidade, é o Projeto Delegado, específico para o cargo de Delegado de Polícia Civil.

Além das provas inéditas citadas acima, uma forma mais ao alcance dos alunos é encontrar provas do mesmo cargo que tenham sido realizadas no passado ou provas da mesma banca, no caso de já ter sido apresentada, mas de outros cargos que tenham disciplinas equivalentes.

Então é isso pessoal, estas são as dicas que entendi por bem trazer a todos os concursandos que tentarão fazer a prova da Polícia Civil do estado do Espírito Santo para diversos cargos.

BÔNUS

E, se você quiser dicas extras e eficientes para passar em qualquer concurso público, não deixe de conferir os conselhos de Kalebe Dionísio, Oficial de Justiça e Avaliador Federal, que conseguiu ser aprovado e nomeado em 8 concursos federais com apenas 22 anos de idade.

E se você está se perguntando qual o real segredo do sucesso deste jovem, está TUDO revelado no livro O Segredo para Passar em Concursos Públicos em 1 Ano. Ficou interessado? Por meio do link você consegue adquirir o e-book e curso em vídeos, por um preço especial ao leitores do Blog do Delegado Rafael Corrêa; e ficar mais perto de seu sonho de passar em um concurso público.

Caso tenha alguma dúvida ou algum esclarecimento podem fazer por meio dos comentários abaixo.

Forte abraço e até a próxima!

Como estudar para o Concurso da PCES 2018
4.6 (92%) 10 votos