QAP, Código Q, Codigo Q, Linguagem Q, codigo de segurança, radio de policiaVocê já ouviu alguém falar QAP ou QSL, certo? Se ouviu e não sabe o significado, veja abaixo o Código na Linguagem Q ou Código Q Internacional.

Esta linguagem é utilizada como padrão na comunicação via rádio, inclusive pelas forças de segurança pública e defesa social, e a sua utilização da forma correta facilita o entendimento das mensagens, diminuindo o tempo de transmissão de dados.

A linguagem do Q, assim também conhecida, é bastante importante para diminuir os erros muito comuns de transmissão da informação pela linguagem falada e os seus equívocos no entendimento.

Baixe Gratuitamente o Infográfico Inédito Sobre Código Q, Alfabeto Fonético e Numerais Muito Bacana e Informativo. Você receberá de forma segura, preencha seu nome e e-mail. Salve no seu computador, celular ou tablet e acesse a qualquer momento.

QAP Prossiga!

Assim como o Alfabeto Fonético InternacionaL (ALFA, BRAVO, CHARLIE…) (normalmente para placas de veículos e para soletrar nomes de pessoas), a sua utilização é interessante e abrange não só a área de segurança pública, como também tem diversas outras utilizações, sendo, inclusive, padronizado internacionalmente.

QAP para começar?

Há no mundo diversos grupos de pessoas que utilizam o rádio VHF, rádio PX como meio de comunicação sendo que o usuário é conhecido como “radioamador” (de acordo com o Novo Acordo Ortográfico) e não mais radio amador ou rádio-amador. Entre eles é comum a utilização do Código Q e do Alfabeto Internacional (fonético).

O rádio de comunicação ainda é um equipamento bastante utilizado pela Polícia no seu dia a dia. Atualmente as tecnologias digitais facilitam a criptografia das mensagens, diminuindo a possibilidade de que pessoas indesejadas tenham acesso aos dados transmitidos. O rádio da Polícia utiliza frequências que são sigilosas, a fim de seja mantido o sigilo das comunicações das forças policiais do Brasil e do mundo.

Por ser uma forma padronizada e amplamente conhecida, esta forma de comunicação também é utilizada por diversos outros setores em suas comunicações. O codigo Q para vigilantes é o mesmo utilizado pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal.

Existem outros códigos que são utilizados por vigilantes e outras profissões que requerem comunicação imediata, como em siderúrgicas e grandes oficinas, por exemplo.

Linguagem Q & Codigo Q Completo

Veja os códigos mais utilizados por órgãos de segurança pública na Linguagem do Q ou Código do Q, sendo que alguns mais leigos também o conhecem como a Linguagem QAP ou do QAP. O Wikipedia é eficiente no sentido de trazer conhecimento complementar para você, na facilidade da internet.

Interessante que em buscas pela internet algumas pessoas procuram pelo Código Q como QAP Significado ou Código QAP.

Aprenda e vá preparando o seu vocabulário para quando for aprovado em concurso da área de segurança pública ou quando estiver ouvindo pessoas utilizando rádios de comunicação:

 

QAP – Na escuta (a mais comum e tradicional)

QRA – Quem opera? ou Nome

QRU – Tem mensagem para mim?

QRV – À disposição

QRX – Aguarde

QSJ – Significado é Dinheiro, taxa

QSL – Compreendeu? ou Compreendi! (também bastante utilizada)

QSM – Repita

QSP – Retransmissão da mensagem

QTA ou “Última Forma” – Cancelar a mensagem

QTC – Mensagem

QTH – Qual sua posição? ou Endereço

QTI – Direção – Também utilizado para designar Telefone (há restrições quanto a esse entendimento, mas culturalmente no ES, por exemplo, assim é utilizado)

QTO – Banheiro

TKS – Obrigado

Aprendeu o Código Q? Baixe o nosso Infográfico e tenha acesso onde estiver.

A aquisição de conhecimento é a porta de entrada para uma vida melhor para você e para sua família. Em todos os sentidos! Os “códigos militares” não são restritos ao militarismo ou à segurança pública.

O que me chamou a atenção ao analisar ferramentas específicas de rotinas de pessoas interessadas em encontrar conteúdo na internet foi a grande quantidade de pessoas buscado encontrar a expressão QAP e linguagem de radio da policia ou de vigilantes.

Agora que você aprendeu, não precisa mais perguntar o que significa QAP ou o significado de QSL ou QRA, por exemplo.

Vamos ver se aprendeu mesmo?

O que é QSL? Você já sabe o que significa QSL? Polícia Civil e Militar de todo o Brasil utilizam o Código Q de forma a facilitar a comunicação e o QSL é um dos mais comuns.

O que é TKS? Parece engraçado mesmo, mas mesmo não iniciando com a letra Q o código TKS é muito utilizado internacionalmente simplesmente pelo fato de se assemelhar ao Thanks (obrigado, agradecimento) em inglês.

Mudando de Assunto, além da língua do QAP…

Algumas pessoas me perguntam como fiz para ter site e conhecimentos de internet para manter e atualizar conteúdo.

Sempre fui antenado com a tecnologia, mas para conseguir fazer um site com “retaguarda profissional” tive que optar por fazer cursos específicos, sendo que os mais indicados e completos para montar um ambiente quase profissional são os específicos para montar “negócio online“.

Os ensinamentos técnicos são realmente muito bons e o preço é bem acessível, agora se você vai ficar rico da noite para o dia com estes cursos, aí já é uma outra coisa e não me envolvo nem indico para este objetivo, a não ser que você realmente tenha muito tempo para investir inicialmente, aí você pode ter algum resultado.

Atualmente não indico nenhum curso no mercado sobre como fazer sites ou de ganhar dinheiro online, tendo em vista a grande quantidade de cursos sem qualidade que estão sendo oferecidos pela internet.

Caso esta seja a sua intenção, sugiro que se dedique a um curso que seja barato e que ensine as coisas básicas da criação e manutenção de um blog na internet.

Para você ter uma noção, este meu “site” na verdade é um blog e que se encontra hospedado com WordPress, uma ferramenta gratuita de administração de blogs e sites.

Muitos cursos no mercado têm linguagem acessível e atingem muito bem o resultado de ensinar a fazer site, blog ou o seu espaço na internet, indicam ferramentas gratuitas e pagas, sem necessidade de gastar milhares de reais com desenvolvedores de sites e ainda ficar refém dos caras, rs…

Mas se a sua ideia não é ter um site nem tentar uma renda extra pela internet, mas sim tentar passar em concurso público, indico que você realmente dê uma lida em alguns dos meus textos aqui do blog, uma seleção bem bacana e bem explicada sobre como estudar para concursos públicos.

QAP?

* Crédito da fotografia do post: www.shutterstock.com

Código Q: QAP
5 (100%) 11 votos