bloquear whatsappEstamos de volta com uma sequência de dicas que você precisa saber caso tenha seu celular roubado e inicialmente trataremos de como bloquear WhatsApp nestes casos.

Não iremos tratar neste texto sobre como bloquear contatos no WhatsApp, mas tão somente de como bloquear WhatsApp em celular roubado.

Lembrando que utilizaremos a expressão “celular roubado”, mas na maioria das vezes estarei me referindo também a celular furtado e celular perdido.

Assim fica mais fácil entender o que será falado e lembrando que bloquear WhatsApp significa fazer com que a pessoa que esteja na posse do seu aparelho não possa acessar suas mensagens.

Atualmente no Brasil a quantidade de aparelhos celulares roubados e furtados têm atingido níveis fora do comum.

Isso se deve ao sucateamento das Polícias Militares e Civis de todo o Brasil, aliado à dificuldade que os Delegados e as equipes de investigação têm para acessar os dados para rastrear celular roubado.

Mas vamos lá, vamos diretamente ao que interessa para você, algum amigo ou familiar tomar as atitudes necessárias para bloquear WhatsApp em celular roubado, furtado ou perdido.

Como Bloquear WhatsApp de Celular Roubado?

A primeira coisa que você quer fazer depois de ser vítima de um crime em que seu celular é roubado é fazer com que a pessoa que está com seu telefone celular não tenha acesso às suas contas de e-mails, WhatsApp, Telegram, Facebook, Instagram e outras contas importantes de aplicativos instalados no seu aparelho celular.

Considerando que esta quantidade tem aumentado bastante, optei por colocar aqui no Blog algumas dicas para quem teve seu celular roubado, dentre elas a de como bloquear o WhatsApp.

celular roubado

Ao acessar o site oficial do WhatsApp, em sua seção de dúvidas mais comuns, conseguimos as seguintes informações, lembrando, oficiais da empresa.

Inicialmente eles tentam nos deixar tranquilos, dizendo que realmente podem ajudar no sentido de que ninguém use a sua conta do WhatsApp em celular roubado.

Bloquear Chip da Operadora

Primeiramente, a recomendação é a de que seja realizado contato com a sua operadora de telefonia celular, solicitando o mais rápido possível que a linha seja bloqueada no chip que está no aparelho celular roubado.

O chip do celular também é conhecido como SIM Card, para seu conhecimento, pode ser importante um dia.

Realizando o bloqueio da linha, ou bloqueio do chip, que significa na verdade a mesma coisa, não será possível verificar a conta no telefone, já que será preciso enviar e receber SMS ou ligações para verificar a conta.

Comprar novo Chip na Operadora

Ainda de acordo com as respostas oficiais, após desativar o seu chip, você pode utilizar um novo chip com o mesmo número de telefone para ativar o WhatsApp bloqueado em um novo aparelho.

É algo como resgatar o número do celular roubado.

Na verdade a operadora irá desvincular o chip roubado junto do celular e irá vincular sua linha em outro chip que você deve comprar e acredito que ele custe algo em torno de R$ 5 a R$ 15 dependendo da operadora, sendo que há a possibilidade de que ganhe gratuitamente, converse com o atendente da loja que o atender.

Esta é a maneira mais rápida de desativar uma conta em um aparelho roubado ou perdido, já que o WhatsApp pode apenas estar ativo em um número de telefone em um aparelho de cada vez.

Após comprar um novo Chip e também com o seu novo aparelho de celular, é a hora de instalar o WhatsApp no seu atual celular.

No momento da instalação você receberá a orientação para ativar o WhatsApp no novo celular e para isso é necessário que a linha do celular já esteja funcionando no novo SIM Card (chip).

Bloquear WhatsApp por e-mail

Caso você não esteja pronto para ativar o WhatsApp em um novo telefone com o mesmo número, nós podemos desativar sua conta por você.

Isso pode acontecer se você tiver dificuldade de conseguir habilitar com agilidade a linha em outro chip, como nos casos de planos empresa, por exemplo, que costuma ser mais chato o procedimento.

Para bloquear WhatsApp por e-mail você deve enviar uma mensagem de e-mail para o WhatsApp com a seguinte frase:

Destinatário: [email protected]

Título do e-mail: Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta.

Conteúdo do e-mail: Perdido/Roubado: Por favor desative a minha conta. Número +55 xx 99999-9999

Perceba que no corpo do e-mail você deve inserir o número do seu celular.

Como o pessoal que vai fazer esse bloqueio para você é de outro país, você deve colocar obrigatoriamente no formato citado, inserindo o sinal de mais + e depois o código do Brasil, que é 55 e em seguida o DDD da sua cidade sem o Zero e logo após deverá colocar o número. Ficará assim: +55 xx 99999-9999

bloqueio de whatsapp por email

Não se esqueça de colocar o número NOVE adicional de seu número. Pode parecer bobeira, mas muita gente ainda esquece do novo 9.

Veja que no exemplo acima coloquei xx no lugar do DDD para você lembrar que são apenas dois números, por exemplo em São Paulo capital o DDD é 11 e na cidade do Rio de Janeiro é 21.

Uma coisa importante que o site oficial do WhatsApp diz sobre celular roubado é que eles não têm a capacidade de ajudar a localizar o seu aparelho.

Bloquear WhatsApp por outro Celular

Devemos lembrar que NÃO é possível desbloquear o WhatsApp por outra linha de telefone.

Mas caso você adquira um novo chip você poderá sim utilizar um outro aparelho para habilitar seu WhatsApp, mas não poderá realizar o bloqueio do WhatsApp por outro telefone celular, a não ser utilizando este aparelho para fazer contato com a sua operadora para realizar o bloqueio da linha, como falado mais acima, tudo bem?

Então, resumindo, não e possível desativar o WhatsApp através de um outro aparelho com outra linha.

Bloquear WhatsApp de celular roubado para não funcionar no Wi-Fi

Perceba uma coisa muito importante.

Quando você está usando o seu telefone e você desabilita o seu serviço de internet, por exemplo, seria a mesma coisa que bloquear a sua linha telefônica certo?

Quando isso acontece você consegue utilizar o seu WhatsApp tranquilamente pelo wi-fi, concorda?

Então perceba que não basta bloquear a sua linha, pois se o zap está instalado e o seu aparelho desbloqueado, a pessoa terá livre acesso às suas conversas e inclusive poderá até se passar por você para te prejudicar ou aplicar golpes.

Assim, o mais importante a fazer é mesmo mandar o e-mail ou habilitar rapidamente outro chip e instalar o WhatsApp de outro aparelho celular, assim o acesso pelo aparelho roubado será interrompido.

Depois que ele for interrompido, somente poderá acessar novamente ao passar pelos procedimentos de segurança de instalação, que consistem no envio de uma mensagem de torpedo SMS com uma senha, que o criminoso não terá acesso.

Desativar WhatsApp: Mais Detalhes

  • Quando sua conta for desativada, ou seja, seu WhatsApp bloqueado, ela não é completamente apagada;
  • Enquanto sua conta estiver desativada:
    – O seu nome ainda aparecerá visível;
    – Os seus contatos poderão lhe enviar mensagens, as quais permanecerão pendentes por até 30 dias;
  • Se você reativar a sua conta antes que a mesma for apagada, você receberá qualquer mensagem pendente no seu telefone e permanecerá nas conversas de grupo de qual fazia parte;
  • Se a sua conta desativada não for reativada dentro de 30 dias, a mesma será completamente apagada.

Registrar o Boletim de Ocorrência

boletim de ocorrencia whatsapp

Depois que você fizer todos os procedimentos de segurança para manter seus dados protegidos, é hora de registrar o boletim de ocorrência do celular roubado

Na maioria dos estados do Brasil você pode fazer o boletim de ocorrência pela internet, sem necessidade de ir até uma Delegacia de Polícia Civil.

Para saber como fazer BO online veja esta postagem aqui do Blog. Você terá a lista completa de todos os estados que disponibilizam o serviço de registro da ocorrência de forma online.

Lembrando que depois que fizer o Boletim de Ocorrência ele terá a mesma validade do boletim feito na Delegacia, pois um policial irá ler suas informações antes de deferir a impressão do seu B.O.

Veja aqui alguns exemplos de Delegacia Online em que você pode fazer o registro diretamente pela internet: Delegacia Eletrônica do Distrito Federal, Delegacia Virtual de Minas Gerais e Delegacia Online do Espírito Santo.

Como Recuperar Mensagens de WhatsApp

O WhatsApp, via de regra, não pode

Como o seu histórico de conversas fica salvo no seu aparelho, nós não temos como recuperar mensagens anteriores.

Para isso é importante que você faça o back-up anterior das suas mensagens e de todos os seus dados.

Como esta é uma postagem para você que já foi vítima, não irei detalhar como fazer este back-up das suas mensagens do WhatsApp, mas sugiro que veja em seu aparelho, nas configurações do aplicativo.

Veja abaixo a mensagem que o WhastsApp disponibiliza aos seus usuários sobre como recuperar os dados do aplicativo:

Por favor, entenda que nós não armazenamos suas mensagens em nossos servidores após elas terem sido entregues.

Lembre-se, também, que suas mensagens são criptografadas de ponta-a-ponta quando você e os seus contatos estão usando as versões mais recentes do nosso aplicativo.

A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp garante que somente você e a pessoa com quem você está se comunicando podem ler o que foi enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp.

Na maioria dos casos esses históricos e arquivos de mídia podem ser encontrados somente no seu aparelho ou no aparelho da pessoa com quem você conversou ou para quem você ligou.

Fonte: WhatsApp

Conta Desativada do WhatsApp Bloqueado

Ter uma conta desativada do WhatsApp não significa que seu perfil foi completamente apagado.

Assim, seu nome ainda vai aparecer na lista de “Favoritos” e na área “Selecionar contatos” do WhatsApp dos seus amigos.

Importante então dizer que seus contatos poderão lhe enviar mensagens, que permanecerão pendentes por até 30 dias até que você acesse de outro aparelho celular.

Caso você deseje reativar sua conta antes que ela tenha sido apagada de vez, lembrando que isso se dá em 30 dias, você receberá estas mensagens pendentes e vai continuar fazendo parte dos grupos aos quais pertencia antes.

Porém, se você perder o prazo de 30 dias, seu perfil será desativado de uma vez e todas as informações serão apagadas.

Lembrando que nem mesmo conversas anteriores poderão ser recuperadas, pois o histórico fica salvo apenas no aparelho móvel e elas transitam de forma criptografada.

Finalizando

Bom pessoal, a ideia para manter seus dados protegidos é sempre manter uma senha bem difícil no seu aparelho celular para evitar que os criminosos tenham acesso imediato às suas mensagens e dados.

Assim, é sempre importante que você faça os procedimentos aqui citados o mais rápido possível

Se você não tem ainda dinheiro para comprar outro aparelho celular para habilitar o WhatsApp e ter certeza absoluta de que ninguém vai utilizar no aparelho celular roubado, faça o seguinte:

  • Compre um chip e mantenha o mesmo número da linha que estava no aparelho roubado;
  • Peça para uma pessoa conhecida que você confie para fazer o back-up do aparelho dele no computador;
  • Em seguida retire o chip da pessoa do celular dela e coloque seu chip, acessando o WhatsApp com esse novo chip;
  • A partir desse momento o outro acesso pelo celular roubado será bloqueado;
  • Você pode retirar seu chip e devolver o aparelho ao seu amigo ou parente, que deve fazer a restauração do back-up que foi feito momentos antes.

Com esses passos você poderá ficar tranquilo sobre a não utilização de sua conta para aplicar golpes ou alguém se passar por você.

Lembrando também que estes procedimentos se referem tão somente ao WhatsApp bloqueado, mas você deve ir em outros serviços e imediatamente alterar todas as suas senhas e em alguns deles desautorizar o uso pelo aparelho roubado.

Bloquear WhatsApp de Celular Roubado
5 (100%) 1 voto