alfabeto-fonéticoO Alfabeto Fonético Internacional, também conhecido como Alfabeto Internacional, é utilizado pelas forças de segurança pública em todo o mundo como padrão quando necessário informar letras individualizadas, como placas de automóveis, por exemplo.

Normalmente você ouve pessoas falando Alfa Bravo Charlie Delta e chegou a hora de entender o que isso representa.

A sua utilização é interessante e abrange não só a área de segurança pública, como também tem diversas outras utilizações, sendo, inclusive, conhecido internacionalmente. 

Há no mundo diversos grupos de pessoas que utilizam o rádio VHF, rádio PX como meio de comunicação sendo que o usuário é conhecido como radioamador.

O rádio comunicador utilizado pelas polícias é conhecido como HT (tem rádio frequência diferente em cada órgão e eventualmente até com faixas diferentes por setores) e ele tem quase o mesmo tamanho de um rádio portátil como o conhecido Walkie Talkie (walk talk) e os famosos e acessíveis TalkAbout da Motorola, conhecidos no mundo todo.

O HT tem possibilidade de configuração de receber e encaminhar mensagens em frequências diferentes.

Alfabeto Fonético

Segue abaixo o conhecido Alfabeto Fonético Internacional:

A – ALFA

B – BRAVO

C – CHARLIE

D – DELTA

E – ECO

F – FOX ou FOX-TROT

G – GOLF

H – HOTEL

I – INDIA

J – JULIET

K – KILO

L – LIMA

M – MIKE (fala-se MAIKI)

N – NOVEMBER

O – OSCAR

P – PAPA

Q – QUEBEC

R – ROMEU ou ROMEO

S – SIERRA

T – TANGO

U – UNIFORM

V – VICTOR

W – WHISKY

X – EX-RAY (fala-se ECS REY) ou XADREZ (discutível)

Y – YANKEE (fala-se IANKI)

Z – ZULU

Alfabeto Fonético Internacional - Rádio PX - HT - Radioamador

Alfabeto Fonético – Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Ah, para terminar, também há pessoas que o chama de Código Fonético Internacional, mas tal nomenclatura não costuma ser muito utilizada, para não confundir com o Código Q / Linguagem Q, que focamos nesta postagem aqui no blog mesmo, confira

.

Rádio Comunicador

Na atualidade, com o avanço da tecnologia e a popularização dos smartphones e dos planos de dados de telefonia móvel, a utilização de rádio comunicador na comunicação do dia-a-dia tem diminuído bastante.

O uso de rádio PX, que há alguns anos era bastante comum na comunicação de rotina, tem diminuído.

O uso de aplicativos de comunicação instantânea em grupos, como o WhatsApp, por exemplo, tem estimulado a um menor uso de rádio HT, por exemplo.

Muitos se utilizam da expressão de alfabeto militar para se referir ao alfabeto fonético, mas este não é usado apenas para fins militares, pois é bastante utilizado como o alfabeto internacional, usado ao redor de todo o mundo.

Código Alfa Bravo Charlie

O uso do alfabeto fonético (também chamado por alguns de Código Fonético) pelas polícias do mundo todo continua bastante comum e não tem a tendência de cair em desuso, tendo em vista a sua tradição e o fato de poder ser usado também em locais em que o sinal de telefonia celular não alcança, tendo em vista o maior alcance dos rádios comunicadores.

O ABC do Alfabeto Fonetico é o Alfa Bravo Charlie e é comum que haja regionalização das expressões, porém isso não é indicado, tendo em vista a necessidade de manter a forma padronizada, o que auxilia em comunicações entre diversas pessoas de diversos locais do Brasil e do mundo.

Não deve ser usada a expressão Alfa Beta Charlie, pois o B não é Beta, mas sim Bravo, sendo o Beta um engano estimulado pela palavra “alfabeto”, causando confusão.

Considerando o exposto, não é interessante que haja um alfabeto fonético brasileiro, mas sim que seja seguida a regra do popular “Código Alfa”.

Alfabeto Fonético Internacional
5 (100%) 2 votos