Estudo Eficiente - Dicas melhor rendimento em seus estudos.Você pode, e deve, se preparar para ter sucesso em seus estudos. Um estudo eficiente com melhor aproveitamento de seu tempo e de seu material é importante, aliás, imprescindível.

Você deve seguir alguns princípios que são importantes para um estudo eficaz, com o fim de firmar alicerces para alcançar seus objetivos.

Os resultados dependem exclusivamente de como você se prepara, qual a eficácia e a eficiência de seus estudos.

As dicas abaixo foram retiradas e adaptadas do best-seller de Stephen Covey: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.

A fim de não tomar muito o seu tempo de estudo e de se dedicar a outras atividades prazerosas, de forma resumida, seguem abaixo alguns hábitos que você deve se esforçar para desenvolver e valorizar:

1 – Estudo Eficiente: Responsabilize-se por você mesmo

Responsabilidade é reconhecimento de que para obter sucesso você deve tomar decisões sobre suas prioridades, seu tempo, e seus recursos. O estudo eficiente exige que você aumente os níveis de responsabilidade sobre suas ações e atitudes.

2 – Concentre-se em seus valores e princípios

Não deixe amigos e conhecidos ditarem o que você considera importante. Somente nós mesmos temos condições de saber quais são as coisas (que nem sempre são “coisas”) que devemos priorizar em nossas vidas.

3 – Coloque o principal em primeiro lugar

Siga com as prioridades que você estabeleceu para si mesmo, e não deixe os outros ou outros interesses distrai-lo de seus objetivos. Mas tenha certeza de saber o que é mais importante para você. Família, amigos, vida profissional, dinheiro, bens, lazer…

4 – Descubra períodos e locais adequados para um estudo eficaz

Manhã, tarde ou noite, locais de estudo onde você pode, de fato, se concentrar e produzir. Priorize-os para os mais difíceis desafios do estudo. Descobrir o período do dia em que seu corpo e mente funcionam melhor é importante. Já falamos sobre isso em outros textos lá no Estudando Melhor e aqui em meu site pessoal. Um estudo eficiente depende de um local agradável.

5 – Considere-se em situação de vencedor

Você vence fazendo o melhor que pode e contribuindo para o melhor da aula, tanto para você mesmo, como para seus colegas, e até mesmo para seus professores e instrutores. Se você estiver feliz com seu desempenho, com um estudo eficaz, a nota se torna uma avaliação externa de seu desempenho, que pode não coincidir com os benefícios que obteve internamente.

6 – Primeiro compreenda os outros, então tente ser compreendido

Quando você tem um problema com um professor, por exemplo, uma nota questionável, o pedido de um prazo mais longo para entrega de tarefa, coloque-se no papel do professor. Então se pergunte como pode melhor argumentar, tendo em vista a situação dele ou dela. Se colocar no papel da outra pessoa é uma atitude importante. Pense quais argumentos poderiam te convencer. Quais te fariam rir ou ficar chateado, decepcionado.

7 – Procure melhores soluções para os problemas

Por exemplo, se você não entende o material do curso, não releia simplesmente o material. Tente algo diferente! Consulte o professor, o tutor, um coordenador pedagógico, um colega, um grupo de estudo ou o centro de estudo. Se alguma coisa não está dando certo, tente alguma variável para alcançar o objetivo.

8 – Procure desafiar-se continuamente

Nosso cérebro entende muito bem quando estamos em uma rotina, o que exige muito menos dele, ou quando estamos em situações nas quais nosso membro pensante é rotineiramente cobrado de forma diferente. Estudos comprovam que a realização de atos diferentes e o contato com “coisas novas” estimulam o cérebro a “pensar melhor”, melhorando as ligações entre os neurônios, aumentando a capacidade de armazenamento e busca de dados em nossa memória.

Estas foram dicas simples, mas que são imprescindíveis a aqueles que desejam atingir um nível de estudo eficaz para alcançar seus objetivos.

E sim, o livro fala sobre 07 hábitos, mas propositalmente narramos 08 deles para você dizer agora se percebeu tal jogada.

Abraços e até a próxima!

Fonte: Parcialmente adaptado do áudio de Stephen Covey, Seven Habits of Highly Effective People.

Estudo Eficiente: Conheça 08 ótimas atitudes
5 (100%) 5 votos